Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA09092022
.

Confiança
O Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas teve, em agosto, alta de 2,7 pontos. Assim, o indicador - elaborado numa parceria entre a FGV e o Sebrae - atingiu 100,6 pontos, melhor marca desde novembro de 2013.
Comércio
A melhora na confiança dos empresários em agosto foi puxada pela alta no comércio: 5,4 pontos. O setor de serviços teve elevação de 0,5 ponto no mês e a indústria da transformação registrou a segunda queda consecutiva: 1,4 ponto.
Pequenos
A participação dos pequenos negócios nas compras públicas já é uma realidade e tem apresentado tendência de alta nos últimos anos. De acordo com o Painel de Compras do Governo Federal, dos 452,5 mil fornecedores cadastrados no sistema Compras.gov.br (em 2021), 67,7% são MPE, 297,2 mil ao todo. A maior participação é de microempresas (42%), seguidas de empresas de pequeno porte (19%) e microempreendedores individuais (4,7%).
Digital
A Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas, Secretaria Estadual da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, SEBRAE/AL e SENAI/AL se uniram para criar uma plataforma para gerenciamento de indicadores de produtividade em indústrias, do segmento vestuário, plástico e alimentos: o Alagoas Mais Digital.
Inciativa
A iniciativa é uma das selecionadas no edital do Digital BR, programa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O resultado foi divulgado nesta semana.
Crédito
O Banco Central (BC) destacou, na ata do 50º Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) divulgada nesta quinta-feira, 8, que o risco de crédito para microempresas começou a aumentar, enquanto para famílias seguiu se elevando. Na reunião da semana passada, o Comef manteve o Adicional Contracíclico de Capital Principal relativo ao Brasil (ACCPBrasil) em zero.
Expectativa
A 39ª Expo Bacia Leiteira está ainda maior este ano. O evento, que tem abertura oficial na semana que vem, quarta-feira (14), às 16h, e segue até o sábado (17) no Parque Mair Amaral, em Batalha, deve reunir cerca de 30 mil pessoas que visitarão o local e 400 bovinos no espaço, participando dos julgamentos das raças, torneio leiteiro e shopping de animais.
Faturamento
A Prefeitura de Batalha, organizadora da exposição, acredita que a exposição também deve movimentar a economia de toda a Bacia Leiteira. É esperado um faturamento superior ao do ano passado, com expectativa de bater R$ 3 milhões em negócios diretos dentro do parque de exposições.
Credibilidade
“A Expo Bacia está com mais credibilidade e as empresas querem muito participar e fazer negócios na exposição. Batalha está se tornando um exponencial para a cadeia produtiva do leite, mas o evento não vai atingir de forma positiva a agropecuária. O comércio local também está entusiasmado”, acredita o prefeito Wagney Dantas.
Mais exposição
Outra grande exposição alagoana será realizada este ano. A 72ª Expoagro ocorre entre os dias 22 e 30 de outubro e pelo Parque da Pecuária devem passar cerca de 3 mil animais entre as raças bovinas, equinas e ovinas. Alagoas vai receber criadores de todo o Brasil. A ACA acredita que neste ano a exposição vai bater recorde de público e negócios. Só em volume de faturamento com leilões o valor deve chegar a R$ 25 milhões.
Recorde
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo diz que o número de brasileiros endividados atingiu novo recorde em agosto de 2022, atingindo o seu pior patamar desde 2010, ao passar de 78% para 79% do total de famílias no país.
Índice
Os inadimplentes, que são aqueles que tem contas em atraso e não conseguem pagar, se endividaram ainda mais, e subiram de 29% para 29,6%. No ano passado, o número era de 25,6%.