Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA14092022
.

Vai começar!
A maior feira tecnológica voltada para a pecuária de leite de Alagoas terá início hoje e segue até sábado (17). A 39ª Expo Bacia Leiteira será aberta no Parque Mair Amaral, no município de Batalha, em cerimônia oficial a partir das 16h, reunindo autoridades políticas e do setor. Após a abertura, será realizada uma palestra magna sobre a "Perspectiva do Mercado de Leite", às 18h, com o especialista em economia rural Vicente Nogueira.
Expectativa
Pelo parque, mais de 20 mil pessoas são esperadas para visitar o espaço e 400 bovinos da raça leiteira devem participar dos julgamentos, torneio leiteiro e shopping de animais.
Credibilidade
"A Expo Bacia está com mais credibilidade e as empresas querem muito participar e fazer negócios na exposição. Batalha está se tornando um exponencial para a cadeia produtiva do leite, mas o evento não vai atingir de forma positiva a agropecuária. O comércio local também está entusiasmado", acredita o prefeito Wagney Dantas.
Ovinos
Maceió foi escolhida para ser a capital da raça Santa Inês na exposição nacional da raça, que será realizada durante a 72ª Expoagro Alagoas. Os julgamentos, que ocorrem entre os dias 25 e 29 de outubro, vão reunir mais de 700 animais no Parque da Pecuária. Estarão presentes criadores de toda a região nordeste, além de criadores de São Paulo e Minas Gerais para participar do evento com animais em pista de julgamento.
Leilão
Os reprodutores e matrizes que tiverem destaque na exposição nacional serão leiloados durante a Expoagro Alagoas. "Na noite da sexta-feira, 28 de outubro, vamos fazer um Leilão Nacional da Raça Santa Inês, com os melhores animais do Brasil, premiados já durante os julgamentos", explica o presidente da ABSI, Marco Maranhão.
Coleta
A dez dias da 1ª Feira Coop de Alagoas, o selo da sustentabilidade ganhou mais força com a confirmação da participação da Cooperóleo. A cooperativa vai ofertar um posto de coleta de óleo de cozinha dentro da feira, aberto para a comunidade. A 1ª Feira Coop de Alagoas, organizada pela Unicafes/AL, acontece entre os dias 23 e 25/09, na Praça Multieventos, em Maceió.
Serviços
Após dois meses de queda, serviços crescem 3,1% em Alagoas no mês de julho. O setor avançou 3,1% no mês de julho, interrompendo as quedas observadas em junho (5,7%) e maio (2,5%). Antes, abril (0,8%), março (6,2%) e fevereiro (0.4%) apresentaram variação positiva em sequência, em oposição à queda sofrida em janeiro (0,4%).
Comparação
Na comparação entre julho de 2022 e o mesmo mês do ano anterior, houve avanço de 7,1%. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nessa terça-feira (13) pelo IBGE.
Seminário
Alterações legislativas que preveem aumento de tributos incidentes sobre o patrimônio no agro e ações preventivas para evitar o contencioso tributário dos proprietários rurais serão alguns temas discutidos, na quinta (15), durante o 2º Seminário Nacional de Tributação do Agronegócio. O evento será transmitido pelos canais de YouTube da CNA e do JOTA, a partir das 9h.
Produção
A produção brasileira do cereal aumentará 30,1% este ano e atingirá um total de 113,3 milhões de toneladas, impulsionada por uma segunda safra igualmente histórica, com 86,1 milhões de toneladas de milho produzidas (+41,8%), indica a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em seu último relatório da temporada.
Exportação
O Brasil deverá exportar cerca de 40 milhões de toneladas de milho, em comparação às 20,8 milhões de toneladas no ano passado.
Piores
O Brasil apareceu como segundo pior lugar para se aposentar em um ranking global com 44 países, ficando atrás apenas da Índia. O relatório é feito pela consultoria de investimentos Natixis, que cruza diferentes dados relativos a saúde, qualidade de vida, inflação e bens materiais para chegar ao resultado final.
Melhores
Os melhores locais para se aposentar, segundo o índice, são Noruega, Suíça, Islândia, Irlanda e Austrália. O primeiro país das Américas a aparecer no ranking, o Canadá, ocupa a 15ª posição; entre os latinos, o Chile aparece em 34º.
Avaliação
O índice avalia países integrantes de blocos econômicos como a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e os BRICS, do qual o Brasil faz parte. Entre os 18 indicadores de performance, o relatório dá destaque para a inflação - que tem batido recordes de mais de 40 anos em alguns países.