app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5714
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA13102022

[email protected]

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 13/10/2022 - Matéria atualizada em 13/10/2022 às 04h00

Poupança

O recuo da inflação em setembro trouxe uma surpresa. Pela primeira vez em dois anos, a caderneta de poupança deixou de perder da inflação. 


Índice 

Em setembro, o IPCA ficou negativo em 0,29%, conforme divulgou pelo IBGE. Em 12 meses, a inflação oficial acumula 7,17%. Uma aplicação na caderneta de poupança rendeu 7,27% em 12 meses. 


Última 

A última vez em que a poupança tinha superado a inflação ocorreu em agosto de 2020, quando a caderneta havia rendido 0,45% acima do IPCA em 12 meses. 


Panificação 

O segmento de produção e comercialização de produtos de panificação e confeitaria continua aquecido e em crescimento. Levantamento do Sebrae aponta que, no primeiro semestre de 2022, o setor alcançou o maior número de negócios formais em operação em quatro anos: 273,5 mil, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. 


Confiança 

A confiança dos pequenos negócios no mês de setembro permaneceu estável e em um patamar neutro, segundo informou o Sebrae e a FGV. Os dados mostram que, apesar de um recuo de 4,8 pontos no setor da Indústria de Transformação, o índice geral oscilou apenas -0,2 ponto, graças às altas dos indicadores em Comércio e Serviços. 


Alagoas 

A Rede Global de Empreendedorismo (RGE) realiza amanhã, das 8h às 13h, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió, o 3º Encontro Estadual de Educação Empreendedora. O evento ocorrerá dentro da programação do VIII Congresso Nacional de Educação (Conedu). 


Cruzeiros 

A temporada de cruzeiros no Nordeste teve início. No total, são nove embarcações de cabotagem que virão a Maceió e mais quatro destinos. Serão 780 mil leitos, 184 roteiros, 724 escalas,17 destinos, 48 mil empregos diretos e indiretos gerados e R$ 3,8 bilhões injetados na economia. 


Alta 

Dados do setor apontam que, no Brasil, a temporada de cruzeiros trará uma alta de leitos de 47% na comparação com os 530 mil ofertados em 2019/2020. 


Homenagem 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, recebe, hoje, uma homenagem da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra) em comemoração à Semana do Engenheiro Agrônomo. O evento será realizado na própria sede da Faeal, no bairro de Jaraguá, a partir das 8h30. 


Oferta

Representando a evolução genética de criatórios tradicionais do Estado de Alagoas, o Leilão Mais Leite selecionou um rebanho de 45 lotes de alta qualidade técnica em genética e em produção das raças gir leiteiro e girlando. São novilhas, vacas em lactação, fêmeas prenhes, prenhezes , tourinhos e doadoras capazes de servirem ao plantel nacional. 


Aposta

Integrante da agricultura familiar, a Capial vem apostando na produção de alimentos artesanais para diversificar suas atividades. Sediada na região do Agreste, em Arapiraca, a Cooperativa hoje conta com os derivados da pitaya e inovou com a venda do coquetel de macaxeira durante a 1ª Feira Coop Alagoas.


Experiência

A Cooperativa conseguiu aprovação do público com a comercialização da geleia, sorvete e refrigerante da pitaya. Já o coquetel de macaxeira - bebida desenvolvida a partir da combinação da macaxeira com o maracujá, a hortelã, o creme de leite e o leite condensado - surgiu como opção para consumo de drinks com ou sem adicional de álcool.

Mais matérias
desta edição