app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA20102022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 20/10/2022 - Matéria atualizada em 20/10/2022 às 04h00

UBL

A Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) da CPLA, localizada no município de Batalha, recebeu, nesta semana, a visita de estudantes do curso de Zootecnia da Uneal de Santana do Ipanema. Nessa primeira etapa, a unidade conta com uma capacidade de processamento de 100 mil litros de leite/dia usados na produção de leite pasteurizado – mais conhecido como barriga mole -, linha de fermentados, creme de leite e manteiga.


Compliance

A Usina Caeté iniciou uma série de apresentações sobre seu Programa de Boas Prática (PBP). A iniciativa tem o objetivo de estabelecer estratégias para promover a cultura de boas práticas no ambiente corporativo, integrado com os conceitos da governança e compliance.


Plataforma

Para o desenvolvimento do setor de compliance, a Usina Caeté dispõe do auxílio de uma plataforma de software que aborda os assuntos correlatos de maneira dinâmica e simplificada, além de atuar como o Canal de Denúncias, garantindo total confidencialidade, quando do recebimento de uma acusação.


PIB

O PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu 0,8% na passagem de julho para agosto deste ano. Segundo a FGV, o PIB cresceu 3,7% na comparação com agosto de 2021 e 3,3% no trimestre móvel encerrado em agosto de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado.


Retrações

Para a FGV, a queda da atividade econômica de julho para agosto está associada à retrações na indústria e nos serviços. Pela ótica da demanda, o consumo das famílias caiu 0,5% no período, enquanto a formação bruta de capital fixo (investimentos) cresceu 0,7%. As exportações também avançaram (0,6%), enquanto as importações recuaram 0,3% de julho para agosto.


Cresceu

O Leilão Varrela & Santa Nazaré Reprodutores Provados 2022 faturou R$ 3 milhões. O remate aconteceu no último sábado (15), transmitido para todo o Brasil pelos canais Terra Viva e Agreste Leilões. Neste ano, o volume de lotes cresceu ainda mais, com a parceria entre a Varrela Pecuária e o Nelore Santa Nazaré. O resultado foi positivo, com volume de vendas maior e a média de comercialização de touros e vacas nelore aumentou em 8% de machos e 30% de fêmeas.


Novidades

A 72ª Expoagro Alagoas, que terá início no sábado (22) e seguirá com programação até o dia 30 de outubro, vai contar com novidades na programação. Além do novo formato do Parque da Pecuária, o evento terá uma mostra e o shopping de animais da raça bovina Sindi, além das exposições regionais ranqueadas do nelore, gir e do girolando.


Tem mais

A programação segue com a exposição regional e shopping de animais do mangalarga marchador e duas exposições nacionais das raças de ovinos santa inês e dorper. A programação completa está disponível no perfil do Instagram @expoagroalagoas. Vale conferir!


Apresentação

Localizada no município do Pilar-AL, a Fazenda Boacica vai receber nesta quinta-feira (20), às 10h, os criadores para o Dia de Campo da Agro CPMF. Durante o evento, serão apresentados os lotes do 18º Leilão Nelore Positivo, que acontece no dia 25 de outubro. O evento ocorre cinco dias antes do remate, uma oportunidade para que os criadores consigam olhar de perto os produtos da prateleira leilão.


Oportunidade

Será uma oportunidade também para os criadores conhecerem o trabalho desenvolvido pela Agro CPMF na criação do rebanho PO, que tem uma seleção de 23 anos. “Além das tecnologias de melhoramento genético, nós trabalhamos com o olho no gado, selecionando os melhores da safra e provando os animais dentro da propriedade”, explica Celso Pontes de Miranda Filho.

Mais matérias
desta edição