app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5749
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA26102022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 26/10/2022 - Matéria atualizada em 26/10/2022 às 04h00

CPLA

Agrcultores familiares filiados e a equipe técnica da CPLA, além de funcionários da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL), pertencente à empresa, participaram, ontem, de uma assembleia para a demonstração das operações realizadas no primeiro trimestre da fábrica.


Local

O encontro foi realizado nas dependências da UBL, localizada no município de Batalha, município da bacia leiteira do Estado. A fábrica da cooperativa foi inaugurada em junho passado, promovendo a imediata contratação de mil empregos diretos e indiretos, beneficiando mais de dois mil pequenos produtores cooperados da CPLA.


Caeté

As usinas Caeté e Marituba receberam o certificado da Chesf em reconhecimento às práticas de prevenção e combate às queimadas em áreas de cultivo de cana próximas às linhas de transmissão


Faeal/Senar

A Faeal e o Senar-AL marcam presença na 72ª Expoagro. O maior evento do calendário agropecuário alagoano, que teve início no sábado passado, dia 22, segue até o próximo domingo, dia 30, no Parque da Pecuária, em Maceió.


Estande

Dispondo de um estande moderno, a Faeal/Senar-AL apresenta as ações desenvolvidas pelas instituições no meio rural direcionadas à formação, capacitação e promoção social e à saúde. O local também atua como um ponto de encontro para produtores rurais que visitam a Expoagro.


Participação

Neste ano, o estande conta com a participação de alunos, ex-alunos e instrutores, além de produtores atendidos pela assistência técnica do Senar-AL, tendo a oportunidade de demonstrar seus produtos e de fechar negócios.


Presença

Diretor da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, esteve presente no Parque da Pecuária e confirmou que a Expoagro Alagoas é uma das principais feiras do Nordeste e do país. “Para nós é uma satisfação estar aqui. A Expoagro aproxima os pecuaristas da população, dos consumidores finais de carne e de leite, além de ser um fomento à pecuária, no comércio e troca de genética. Essa é uma importante missão”, afirma.


Força

A 72ª Expoagro Alagoas tem mostrado a força das seleções genéticas do Estado e do Nordeste, com a realização dos julgamentos das raças presentes na exposição, shopping de animais e leilões. O está reunindo criadores de toda a região no Parque da Pecuária.


Nacional

Maceió foi escolhida como capital dos ovinos Santa Inês durante a Expoagro Alagoas. A Exposição Nacional da raça será realizada até o sábado (29). Este é o maior evento do ano da raça e cerca de 700 animais participam dos julgamentos de pista, vindos de todo o Nordeste para Alagoas. Os julgamentos são transmitidos pelo canal do YouTube da ABSI.


Os melhores

Os animais de destaque dos julgamentos participam na sexta (28), a partir das 19h, do Leilão Nacional do Santa Inês, que vai ofertar a melhor genética do ano para os criadores. O remate é organizado pela ABSI.


Valorização

“De Alagoas surgiram grandes campeões nacionais e continuamos tendo animais bem premiados. A genética sempre foi muito boa é exportada para São Paulo e Minas Gerais. Os alagoanos têm sido responsáveis pela melhoria da raça Santa Inês, com uma genética bem valorizada”, destaca o presidente da ABSI, Marco Maranhão.


Arroz

Integrantes da cadeia produtiva do arroz da região do perímetro irrigado de Alagoas e Sergipe participaram nessa terça-feira, 25, de um encontro promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a atualização dos custos de produção.


Participação

O diretor financeiro da Unicafes-AL e presidente da Cooperativa Dos Beneficiadores De Arroz Do Povoado Ipiranga (Coobapi), Roberto Moura, participou da reunião. “Encontro muito importante para captura de dados sobre a realidade do setor e da região. A Conab deve levar para sua base, e a expectativa é que possamos chegar no preço atualizado conforme a prática atual da atividade”, informou Moura.

Mais matérias
desta edição