Confira os destaques da economia alagoana #MA04112022
.
Por Edivaldo Junior | Edição do dia 04/11/2022 - Matéria atualizada em 04/11/2022 às 04h00
Transição
O governador reeleito, Paulo Dantas, anuncia nesta sexta-feira o início da transição entre o atual governo e o próximo. A transição, mesmo em casos de reeleição, é adotada em vários Estados. No caso de Alagoas, o objetivo será fazer um diagnóstico e preparar a “máquina” para o novo período de governo, que começa em 1º de janeiro de 2023 e vai até 31 de dezembro de 2026.
Coordenação
A coordenação da transição deverá ficar a cargo de Renata Santos, atual secretária de Planejamento e Gestão do Estado, considerada uma das técnicas mais eficientes da “equipe econômica” do governo de Alagoas.
Metas
Além de ajustes na “máquina”, a prioridade do governador será garantir recursos para “tocar” mais de 300 obras que estão em execução no Estado. O governador também pretende conversar com a equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e com a bancada federal de Alagoas.
Merendeiras
O Sebrae Alagoas segue com a 4ª edição do Concurso de Merendeiras, criado com o propósito de eleger, divulgar e premiar receitas elaboradas por merendeiras que atuam em escolas públicas de educação básica nos municípios alagoanos.
Regional
A etapa atual da competição seguirá até o dia 11 de novembro. A etapa regional realiza a seleção de uma merendeira finalista por região para que possam participar da grande final, no dia 26 de novembro, no Senac, em Maceió.
Pagamento
A capacidade de pagamento dos tomadores de crédito piorou, em especial de famílias e microempresas, mesmo diante da recuperação econômica e do aumento do emprego. A avaliação é do Banco Central referente ao primeiro semestre de 2022.
Cenário
O BC alerta que o cenário ainda é de renda das famílias cada vez mais comprometida com dívidas mais onerosas, como cartão de crédito e crédito não consignado.
Destino
Consolidada como um dos cartões postais alagoanos, Maceió é o quarto destino mais procurado da região Nordeste para viagens no final do ano. De acordo com a Decolar, há uma alta de 220% na busca de passagens ou pacotes para esta época do ano, em comparação com o mesmo período de 2021.
Maceió
A capital alagoana ocupa ainda o 5º lugar na preferência nacional para viagens em dezembro – atrás apenas do Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e Salvador (BA).
Lista
A lista dos destinos mais buscados pelos turistas no Nordeste é encabeçada pelo Recife (PE). Outros seis destinos nordestinos aparecem no ranking. São eles: Fortaleza (CE), Salvador (BA), Maceió (AL), Natal (RN), Porto Seguro (BA) e João Pessoa (PB).