app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5710
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA10112022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 10/11/2022 - Matéria atualizada em 10/11/2022 às 04h00

Consumo

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) informou que o consumo nos lares brasileiros acumula alta de 2,84% de janeiro a setembro deste ano. Em setembro, o consumo foi influenciado pela queda nos preços dos alimentos e o indicador fechou o mês em alta de 0,39% ante agosto.


Comparação

Na comparação com mesmo período de 2021, a alta é de 11,19%. Todos os valores são deflacionados pelo IPCA do IBGE.


Tributários

Maceió sediará a 71ª edição do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat) entre os dias 21 e 24 de novembro. O evento reunirá administradores tributários, técnicos, líderes de projetos, participantes do Comitê Gestor de Documentos Eletrônicos e representantes de todos os estados da federação no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.


Temas

O Encat, que é exclusivo para os servidores dos fiscos, tem o intuito de promover a integração entre os fiscos estaduais e distrital, contribuindo para o aperfeiçoamento de soluções tecnológicas e métodos utilizados na fiscalização.


Natal

A 10ª edição da promoção Natal Premiado foi lançada na Associação Comercial de Maceió, em Jaraguá. O Sebrae Alagoas e outros parceiros apoiam a realização da campanha, que acontece há 10 anos em Alagoas, com a expectativa de aumentar entre 20% e 25% as vendas e o movimento no comércio neste final de ano.


Edição

Para esta edição, serão sorteados cerca de R$ 300 mil em prêmios para consumidores no dia 11 de janeiro. Entre os 48 prêmios, estão um automóvel Corolla Cross zero km, 2 caminhões de prêmios, 10 camas box de casal e outros 35. A cada R$ 80 em compras, o cliente tem direito a um cupom.


Grãos

A safra de grãos 22/23 deve chegar a uma produção de 313 milhões de toneladas, um aumento de 15,5% em relação ao resultado obtido no último ciclo, o que representa quase 42 milhões de toneladas a mais.


Soja

A Conab informou que o crescimento na produção de grãos reflete uma estimativa de elevação na área plantada da soja.


Área

No geral, a área semeada de grãos no país deverá chegar a 76,8 milhões de hectares, ante 74,5 milhões de hectares cultivados em 21/22, como mostra o 2º Levantamento de Grãos da Safra 22/23, divulgado pela Conab.


Assinatura

A diretoria comercial da Unicafes-AL comemorou a assinatura do acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento agrícola do agreste alagoano, entre a Conab e o Consórcio Conagreste, na última terça-feira, 8.


Proposta

O intuito é integrar as gestões municipais e capacitá-las para que repassem o conhecimento sobre o acesso aos programas institucionais da Conab, incluindo o programa Alimenta Brasil, voltado para a agricultura familiar.


Observatório

O diretor da Unicafes-AL, Eloizio Lopes, representou a instituição durante o encontro. “A Unicafes poderá manter um observatório atualizado, facilitando e referenciando os preços dos produtos adquiridos pelos programas PNAE como também para o PAA”, disse o dirigente.


Curso

Buscando o aprimoramento comercial das cooperativas da agricultura familiar e economia solidária, a Federação Unicafes Alagoas em parceria com o Icerradus e a Unicafes , está ofertando ao seu público o curso “Gestão e governança”.


Inscrições

As inscrições se encerram amanhã, 11. Os interessados devem consultar o edital disponível no perfil oficial da Unicafes-AL no Instagram.

Mais matérias
desta edição