app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5715
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA19112022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 19/11/2022 - Matéria atualizada em 19/11/2022 às 04h00

Novo…

O advogado Eduardo Monteiro é o novo secretário de Turismo de Maceió. Seu nome foi confirmado nessa sexta-feira (18/11) pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas(PL). A indicação foi feita a partir de lista tríplice entregue pelo trade turístico a JHC.


...titular

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Município, Eduardo já faz parte da equipe de JHC, como secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, e também foi assessor especial da Secretaria de Economia.


Quem sai

Eduardo vai substituir Francelino Amaro, nomeado para o cargo interinamente em agosto deste ano depois da exoneração de Patrícia Mourão, que estava na cota do vice-prefeito e hoje vice-governador eleito, Ronaldo Lessa.


Do ramo

Mesmo com indicações anteriores dentro de cotas políticas, o prefeito JHC tem priorizado manter na Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) pessoas que tenham ligação com o trade. Esse é o caso de Patrícia Mourão e de Ricardinho Santa Rita, que já passaram pela pasta na atual gestão e são bem relacionados com o setor de turismo na capital.


Estranho no ninho

Ao contrário do que fez com JHC – a quem deu opção para nomear para a Secretaria de Turismo um aliado – o “trade” apresentou lista tríplice a Paulo Dantas com nomes completamente estranhos ao governador, incluindo a “suspeita” de que votaram e até fizeram campanha para outros candidatos ao governo.


Desconforto

Um influente interlocutor palaciano avisa que o governador Paulo Dantas está completamente desconfortável em acatar um dos três nomes sugeridos pelo trade, incluindo ex-secretários do município e do Estado: “Acredito que o ideal seria o trade indicar uma lista maior ou fazer nova lista”, aponta.


Fechando...

A Sefaz-AL vai reforçar a fiscalização nas operações com cartão de crédito dos contribuintes para verificar se estão compatíveis com as informações declaradas ao Fisco estadual. Desde a regulamentação da Lei Complementar 105/01, a Fazenda atua com nova rotina de análise dos documentos fiscais recebidos.


...o cerco

“Essa regulamentação faz com que a fiscalização seja muito mais efetiva. Essa norma nos dá subsídios para que possamos realizar a transferência de sigilo bancário para a administração pública. De tal forma que, sem precisar de uma autorização judicial, é possível verificar as informações financeiras do contribuinte desde que essas informações sejam imprescindíveis para complementar a auditoria fiscal”, explica a superintendente de Planejamento Fiscal, Alexandra Vieira.


Tem mais

Uma novidade é que a Sefaz irá começar a receber informações do PIX e orienta empresários e contadores que ao fazerem suas declarações na Escrituração Fiscal Digital (EFD) e no Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) considerem as informações de vendas por meio de cartão de crédito e PIX. Sem essa autorregularização, a Sefaz Alagoas pode encaminhar para uma auditoria fiscal para complementar essas ações.


Circuito

A Unicafes-AL concluiu nessa sexta-feira,18, em Arapiraca, o seu circuito de encontros técnicos voltados para a participação das cooperativas da agricultura familiar de produção de biodiesel no Selo Biocombustível Social(SBS).


Inovando

Cerca de 200 cooperados compareceram ao evento, liderado pelas cooperativas Capial e Cooperal. Foram distribuídas 600 mudas de coqueiros com objetivo de propor novas culturas na região do Agreste.


Novidades

“O coco é hoje a principal matéria-prima para o programa de biodiesel produzido em Alagoas. Mas também tratamos da inserção do amendoim, algodão e milho”, informou o diretor da Unicafes/AL, Roberto Moura.


Resolução

O aumento de capital prudencial das fintechs de maior porte foi adiada em seis meses. O Banco Central (BC) publicou resolução que transfere o cumprimento das exigências de 1º de janeiro para 1º de julho.

Mais matérias
desta edição