app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5716
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA07122022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 07/12/2022 - Matéria atualizada em 07/12/2022 às 04h00

Açúcar

Com dados acumulados até a primeira quinzena de novembro, as usinas alagoanas produziram mais de 438 mil toneladas de açúcar na safra 22/23. Os números fazem parte do boletim quinzenal de nº 05, divulgado pelo Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL.


Produção

De acordo com o levantamento técnico, foram produzidos desde o início da safra, em agosto passado, quase 357 mil toneladas de açúcar do tipo VHP, 62,6 mil toneladas do tipo cristal e ainda 18,5 mil toneladas de açúcar refinado.


Chuvas

O recente aumento dos índices pluviométricos em Alagoas está sendo responsável por prejuízos na cultura da cana no estado. Diante do volume de chuvas dos últimos dias, algumas usinas optaram por uma nova paralisação temporária, prejudicando o fluxo da moagem cuja expectativa era de processamento de mais de 19,5 milhões de toneladas.


Frota

Pensando em aperfeiçoar os serviços de transporte, patrulhamento mecanizado e combate a incêndio em canaviais, a Cooperativa Pindorama vem investindo na ampliação da sua frota. Em 2022, dois novos caminhões e máquina retroescavadeira foram adquiridas para atender às necessidades da empresa e dar assistência aos cooperados.


Circuito Agro

O Senar Alagoas e o Banco do Brasil deram início ao Circuito de Treinamento Agro, uma série de eventos para tratar de temas como assuntos técnicos, gerenciais e de crédito rural com o objetivo de capacitar os produtores rurais.


Cidades

A primeira cidade a receber o circuito foi Quebrangulo, na região Agreste do Estado. Além de Palmeira dos Índios, que recebeu o evento, ontem, 06, neste mês de dezembro as ações do Circuito de Treinamento Agro ainda serão realizadas nas cidades de Major Izidoro (21/12), Girau do Ponciano (15/12) e São Sebastião (16/12).


Sefaz

A Sefaz-AL foi premiada no Concurso Ações Inovadoras. O evento, que aconteceu no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas, contou com a participação de 21 projetos das Secretarias do Estado. A iniciativa reconhece, valoriza e premia ideias ou projetos desenvolvidos por servidores estaduais para gerar inovação e transformação no serviço público de Alagoas.


Projetos

A Atende Virtual Nise e a Plataforma Economiza Alagoas foram as contempladas com a terceira colocação nas categorias: “Modernização da Gestão, Transparência e Governo Digital” e “Atendimento ao Cidadão e Políticas Públicas”, respectivamente.


Pindorama

A Cooperativa Pindorama - com cerca de 100 itens no mix de produtos - está a todo vapor na construção de mais três unidades de fabricação: a indústria de álcool de milho, a fábrica de flocão e derivados e a unidade de produção de doces e atomatados.


Produtos

Por meio do beneficiamento do milho, a exploração do grão vai gerar, pelo menos, mais quatro novos produtos no vasto roll de mercadorias da empresa: o etanol do milho, o flocão, o floquinho e o WDG, este utilizado na nutrição animal.


Flex

Pindorama se tornará a primeira usina flex do Norte/Nordeste e uma das primeiras do Brasil, uma vez que, além da produção do álcool proveniente da moagem da cana-de-açúcar, também passará a fabricar o álcool a partir do processamento do milho.


Capacidade

A unidade de álcool de milho Pindorama terá uma capacidade de processamento de 293 toneladas de milho por dia, resultando na produção diária de 120 mil litros de álcool.


Flocão e Floquinho

A unidade de flocão terá capacidade de processamento de 480 toneladas por dia, o que resultará na fabricação diária de 315 toneladas de produtos consumíveis (flocão e floquinho).

Mais matérias
desta edição