app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5757
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA31122022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 31/12/2022 - Matéria atualizada em 31/12/2022 às 04h00

Caravana

A transmissão de cargo no Ministério dos Transportes será na próxima terça-feira (03/01). O futuro ministro, senador eleito Renan Filho, deverá ser prestigiado por uma legião de políticos alagoanos. O governador Paulo Dantas já confirmou presença. Deputados estaduais, integrantes da bancada federal de Alagoas, prefeitos e vereadores já estão de passagem marcada para Brasília.


No Senado

Renan Filho deve deixar o ministério no próximo dia 1o de fevereiro para assumir o cargo de senador. Em seguida, pede licença para reassumir o cargo de ministro. No seu lugar, assume a vaga no Senado o sue primeiro suplente, o empresário Fernando Farias (MDB).


Inesperado

Farias foi escolhido como suplente de Renan Filho às vésperas da convenção. Sua indicação foi definida na última hora, depois que os entendimentos abertos com o PSDB de Pedro Vilela não evoluíram.


Quem é

Farias é empresário do setor sucroenergético, com forte liderança no setor produtivo. Sempre foi um aliado do senador Renan Calheiros, apesar de sua atuação discreta na vida pública.


Vazio

Em Alagoas, pelo período de 90 dias – que corresponde de 10 de janeiro até 10 de abril – será realizado o vazio sanitário da praga ferrugem asiática da soja. A medida, aplicada por meio de ato normativo, é direcionada para todo o estado com foco na região produtora do grão.


Ciclo

O vazio sanitário tem a finalidade de quebrar o ciclo reprodutivo do fungo, evitando ou diminuindo a ocorrência da praga no plantio seguinte.


Adiada

Diante do excesso de chuvas em algumas regiões do Estado, o Ministério da Agricultura, após reunião com parceiros da iniciativa privada e a Adeal, determinou a prorrogação do prazo da vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) até dia 31 de janeiro.


PSC

A vacinação, que ocorre desde o dia 28 de novembro em todos os municípios alagoanos e que faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica (PSC), deveria ser finalizada neste sábado, dia 31. A prorrogação tem a meta de vacinar cerca de 120 mil animais de todas as idades existentes em granjas e em criações de subsistência.


Voos

Considerada um dos destinos turísticos mais procurados do país, a capital alagoana contará, até março 2023, com 2.014 voos para atender a temporada de verão no estado. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), que fez um levantamento com dados registrados na Anac.


Nordeste

A malha aérea do Nordeste terá mais de 29,1 mil voos no período. Entre os estados nordestinos, Alagoas ocupa o quinto maior número de voos, seguido por Maranhão (1.311), Paraíba (1.289), Sergipe (1.001) e Piauí (861).


PIS/Pasep

O último prazo para sacar o abono PIS/Pasep deste ano terminou no dia 29, mas quem perdeu a data-limite ainda tem chance de acessar o dinheiro a que tem direito. Pela lei que regulamenta o assunto, os valores permanecem disponíveis por até cinco anos.


Recurso

Para isso, é preciso ingressar com recurso administrativo, que poderá ser protocolado a partir de 15 de fevereiro. O trabalhador pode dar entrada no processo em qualquer posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).


Ação

Em Piaçabuçu, a Coopaiba realiza mais uma ação de fim de ano neste sábado, 31 de dezembro. A cooperativa vai distribuir 1000 kits de proteção UV e de brindes para os romeiros que vão participar da festividade de Nossa Senhora dos Homens. A entrega tem início às 5h da manhã, no sítio Lagoa Redonda.


Combustível

O preço médio do litro da gasolina vendido nos postos do país subiu esta semana, após cinco quedas seguidas, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Mais matérias
desta edição