app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5712
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA09022023

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 09/02/2023 - Matéria atualizada em 09/02/2023 às 04h00

Boas-vindas

Líderes do setor sucroenergético de Alagoas foram, nessa quarta-feira (08/02) a Brasília dar as boas-vindas ao mais novo senador do Estado, Fernando Farias (MDB).


Quem foi

A comitiva foi liderada pelo presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Roberto Nogueira, e pelo ex-governador Teotônio Vilela Filho e contou com a participação de mais de 20 empresários, além de dirigentes do setor em outros estados, a exemplo de Renato Cunha, presidente do Sindicaçúcar-PE.


Etanol

No encontro, as lideranças do setor agradeceram a iniciativa de Farias que apresentou uma emenda   tornando o etanol mais competitivo ante a gasolina.


O que é

O senador apresentou emenda à Medida Provisória nº 1.157, de 1º de janeiro de 2023, prorrogando a isenção de PIS e Cofins para etanol e  GNV.


Competitivo

“Como a alíquota zero para gasolina e derivados se encerra em 28 de fevereiro de 2023, a extensão do benefício fiscal para o álcool aumentaria o diferencial desejado em favor do combustível menos poluidor, a um custo pequeno se comparado aos gastos referentes à prorrogação do benefício para a gasolina.”, explica o senador.


Tem mais

Ainda em Brasília, a comitiva esteve com o senador Renan Calheiros e com o ministro dos Transportes, Renan Filho.


Missão

A Coopcam, de Palmeira dos Índios, integrou a segunda fase do  Intercâmbio Técnico à produção de Jabuticaba e seus derivados na cidade de Hidrolândia/GO, realizado nessa quarta-feira, 8.


Jabuticaba

A visita permitiu ao grupo alagoano aprender técnicas e experiências que têm norteado os produtores a se organizarem em cooperativas. A comitiva alagoana também conferiu o trabalho de produção e comercialização da Vinícola Jabuticabal, referência na região goiana.


Parcerias

De acordo com a dirigente da Coopcam Salete Barbosa,  o intercâmbio possibilitou a consolidação de parcerias.  “Conseguimos abrir um canal de diálogo sobre a legislação para os fermentados da jabuticaba”, informou.


Biodiesel

A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) apresentou na última terça-feira (7) ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a proposta de retomada no  crescimento do percentual de mistura do biodiesel no óleo diesel.


Proposta

A ideia da entidade é que o percentual passe dos atuais 10% para 12% em março deste ano, com um crescimento gradual até março de 2024, quando deverá chegar a 15%.


Grãos

A Conab prevê a safra de grãos brasileira em 310,6 milhões de toneladas. Os dados constam do 5º Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023, divulgado ontem (8). De acordo com a companhia, o resultado sinaliza um incremento de 38,2 milhões de toneladas em relação à temporada anterior.


Volume

Em relação à previsão estimada no mês passado, o volume teve ajuste de 0,1% milhões de toneladas. O levantamento mostra que a soja, o principal produto cultivado no país, está com o plantio quase finalizado.


Diesel

O diesel vendido pela Petrobras às distribuidoras fica 8,9% mais barato, em média, a partir desta sexta-feira (8). Segundo a estatal, o valor do litro do combustível passou de R$ 4,50 para R$ 4,10.


Imposto

Um levantamento feito pela  Associação Comercial de São Paulo (ACSP) avaliou a cobrança de impostos sobre os itens de carnaval.  A ‘mordida’ chega a 81,9%, no caso da cachaça. O peso dos impostos é um pouco menor sobre a caipirinha (76,7%) e o chope (62,2%).

Mais matérias
desta edição