Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA11022023
.

No limite
O governo de Alagoas volta a conviver com o preocupante aumento de despesas de pessoal. Em 2022 os gastos da receita corrente líquida com a folha subiram para mais de 40%. Com a queda de receita no ICMS, a tendência é que esse percentual aumente. Por isso, existe uma certa cautela na nomeação do pessoal da PM e outros concursados.
Prudencial
Cálculos da equipe econômica do governo apontam que a nomeação de cerca de 1.000 policiais e de concursados de outras áreas pode elevar os gastos com o pessoal para o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal. Isso, tecnicamente, inviabilizaria a nomeação de parte dos concursados.
Estratégias
O governo trabalha com a estratégia de retardar a nomeação dos concursados da PM, para evitar descumprimento da LRF. A ideia é que os novos PMs sejam nomeados após o curso de formação, a partir do último trimestre deste ano.
Agenda
“Em Brasília, na última quinta-feira, 9, complementamos nossa agenda de articulação para o fortalecimento e retomada de políticas públicas”, anunciou o presidente da Unicafes/AL, Antonino Cardozo, após reunião com o senador Renan Calheiros (MDB/AL). Em pauta, a valorização da agricultura familiar.
Tem mais
Ainda na capital federal, Antonino Cardozo tratou da retomada da Câmara Técnica do Biocumbustível a partir do Selo Biocombustível Social. “Também estivemos acompanhando a reunião da Frente Parlamentar do Biodiesel (FPBio) com os deputados Heitor Schuch e Elton Weber, ambos do Rio Grande do Sul”, informou Cardozo.
Saúde
O Programa Saúde do Homem e Saúde da Mulher Rural encerrou sua passagem pelo município de Coqueiro Seco nessa sexta-feira, 10, com quase 100 atendimentos prestados ao público masculino e com consulta com o médico urologista Mário Ronalsa.
Atendimento
Contato para a comunidade rural, a ação também conscientizou mulheres sobre a prevenção ao câncer do colón de útero. Para as mulheres foram ofertados exames de citologia e teste rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite.
Indústria
A Pesquisa Industrial Mensal (PIM Regional), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a produção industrial em 2022 caiu em oito dos 15 locais pesquisados.
Perdas
O destaque negativo foi o Pará (-9,1%), cujo resultado foi marcado pelas perdas das indústrias extrativas de minério de ferro.
Pecuária
O IBGE também divulgou os resultados preliminares da Estatística da Produção Pecuária. Os resultados completos vão ser divulgados em 15 de março.
Aumento
Pelos dados obtidos até agora, o abate de bovinos aumentou 6,9%, o de suínos, 2,7% e o de frangos, 2,1% no quarto trimestre de 2022. A comparação é feita com o mesmo trimestre de 2021.