Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA15022023
.

Governança
O secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, está na coordenação do “Fórum O Futuro da Governança Fiscal”, na série “Desafios do Desenvolvimento”, promovido pelo Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE).
Quando é
O fórum será de 22 a 24 de fevereiro do 2023, na Sede do Centro Científico e Cultural de Macau, Rua Junqueira, 30, Lisboa, Portugal.
Temas
De acordo com Santoro, o fórum discutirá questões do debate fiscal atual no cenário mundial e, especialmente, no brasileiro - caso específico, que reclama uma atenção especial para o federalismo fiscal, que passa a lidar com os desafios trazidos pela revolução digital e o pós-covid.
Digital
De acordo com os organizadores do fórum, a transformação digital dos governos pode constituir uma solução para muitos dos desafios. “Um novo arcabouço institucional para as finanças públicas já vinha sendo discutido na Europa e no resto do mundo e agora se tornou exigência legislativa no Brasil. Aspectos conceituais e teóricos, experiências internacionais selecionada e perspectivas brasileiras, serão os três painéis de cada dia dia do evento”, diz trecho de texto sobre a divulgação do evento.
Moderador
Santoro ser´moderador do painel “Experiências Internacionais de Cooperação e Coordenação Fiscal”, com participação de Désirée Christofzik (Professora na German University of Administrative Sciences Speyer), Bhajan Grewal (Professor da Universidade de Victoria), Fernando Abrúcio ( Professor da FGV/SP) e Juan Pablo Jimenez (Pesquisador da AIFIL)
Patrocínios
A ministra da Cultura, Magareth Menezes, e o presidente do Banco do Nordeste (BNB), José Gomes da Costa, participam, nesta quarta-feira, 15, às 19h, em Fortaleza, da apresentação do Programa de Patrocínios Banco do Nordeste - 2023/2024 para seleção pública de projetos culturais para patrocínio pela Instituição. O evento será transmitido pelos canais do Banco do Nordeste e do Centro Cultural BNB no Youtube.
Rouanet
Serão detalhadas as alterações no Programa que facilitam a apresentação de proposta por parte de proponentes como artistas independentes, coletivos culturais e promotores de eventos. Entre as mudanças, estão novos prazos de inscrição e cronograma de apresentação de documentos para captação de recursos pela Lei Rouanet.
Comércio Talks
Está no ar o terceiro episódio do podcast Comércio Talks! Desta vez, o entrevistado é o Auditor Fiscal do Trabalho Leandro Carvalho. As perguntas e respostas se debruçam sobre o eSocial, os desafios da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas e, para entrar no clima do momento, traz à luz do debate o que é a concessão de liberalidade durante os dias de Carnaval.
Quem é
Auditor fiscal há 15 anos, Carvalho acompanhou a criação do eSocial e, entre outras coisas, fala no podcast que o sistema vem evoluindo com o tempo, sendo aperfeiçoado e hoje pode-se dizer que o seu surgimento representa um avanço significativo no mercado de trabalho, por desburocratizar, facilitar a vida do empregador e garantir os direitos do empregado.
Detalhando
“Ainda que algumas pessoas digam que o eSocial é mais uma obrigação, eu posso garantir que não é. O eSocial não trouxe nenhuma obrigação de prestação de declaração nova, não trouxe nenhuma obrigação de relatório novo. O que ele fez foi consolidar todas as informações e obrigações que já existiam num sistema só”, explica Carvalho.
Serviço
O Comércio Talks, podcast da Fecomércio-AL, pode ser acessado no Spotify. Para acessar use este linnk: Comércio Talks - Fecomércio Alagoas | Podcast no Spotify