loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quinta-feira, 26/06/2025 | Ano | Nº 5997
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA02032023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Ajustes

O governo de Alagoas promoveu um forte ajuste de despesas na área da saúde. A partir daí, o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, considera que o problema de atrasos de pagamentos na Secretaria de Saúde do Estado foi superado. “Estamos pagando tudo em dia. E o que ficou de atrasado já foi pago ou está sendo dentro de uma programação que permitirá a quitação de todas as pendências muito em breve”, aponta.

Causa

Os problemas na Saúde se acentuaram no ano passado depois de mudança na tributação dos combustíveis, energia e telecomunicações. A mudança na legislação provocou uma perda de quase R$ 100 milhões na arrecadação por mês para o Estado, a partir de junho de 2022.

E mais causa

“Além disso, estávamos lidando com gastos que foram realizados para abrir hospitais e UPAs no período da pandemia, num período de emergência”, pondera George Santoro.

Reduzindo

A partir de ajustes promovidos nas últimas semanas, o secretário da Fazenda avalia que a redução de gastos na Saúde chegará a R$ 32 milhões mensais, sem comprometer o funcionamento da rede estadual. “O equilíbrio de gastos é normal em qualquer início de governo. Os ajustes promovidos pela equipe da Saúde, sob orientação do governador Paulo Dantas, são naturais e vão permitir não só o pagamento em dia dos compromissos, mas também a manutenção plena do funcionamento da rede, além da abertura de novas unidades, conforme o programado”, aponta.

Zerando

George Santoro avisa ainda que a Secretaria da Fazenda deve quitar todos os restos a pagar de 2022 até este mês de março. “Alagoas será um dos primeiros, senão o primeiro Estado a zerar todos os restos a pagar. Ou seja, o pouco que deixou de ser pago a algumas empresas, incluindo as que atuam na área de infraestrutura, será quitado antes do que se imaginava. Isso ocorre por conta do equilíbrio fiscal do Estado”, aponta.

Mulheres

Destacando o protagonismo feminino no campo, a Unicafes-AL trabalha para incluir cada vez mais mulheres nas diversas cadeias produtivas e nos espaços cooperativos. A entidade inaugura na segunda-feira, 6, o seu projeto integrado de atenção ao público feminino, fazendo sua estréia em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Visitas

O projeto, segundo a secretária de Mulheres, Verônica Gomes, será permanente e terá como primeira ação a realização de uma série de visitas às cooperativas.

Pesquisa

“Além de receber as demandas, as visitas servirão para a aplicação de pesquisas com objetivo de levantar dados sobre a participação das mulheres no cooperativismo”, explicou Verônica Gomes.

Segurança

Visando ao enfrentamento da criminalidade nas áreas rurais do Estado, onde têm sido crescentes os relatos de atos de violência, o deputado Fernando Pereira (Progressistas) protocolou uma Indicação ao governador Paulo Dantas para que seja criada uma Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (furto envolvendo animais do campo, especialmente gado) em Alagoas.

Rural

Na justificativa da Indicação, protocolada na Assembleia Legislativa na terça-feira, 28 de fevereiro, o parlamentar defende a necessidade de devolver à tranquilidade aos moradores dessas áreas, aos produtores rurais em geral e às famílias que vivem no campo e dela tiram seu sustento, prevenindo e reprimindo a ação de criminosos e quadrilhas na região.

Posse

Com a presença de diversas autoridades políticas e lideranças do agronegócio, a nova diretoria da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando tomará posse nesta quinta-feira (02), dia em que a cidade mineira de Uberaba completa 203 anos de fundação. O evento acontecerá a partir das 19h, no Tatersal Rubico Carvalho, no interior do Parque Fernando Costa.

Deliberação

O ministro dos Transportes, Renan Filho, atendeu pleito do Fórum Nacional Sucroenergético apresentado durante reunião com líderes do setor em Alagoas e no Nordeste. Nessa quarta-feira, ele autorizou, através da deliberação 267, a atualização da resolução 872 do Conselho Nacional de Trânsito que autoriza a utilização dos “super rodotrens”.

Circulação

São caminhões de até 11 eixos ou peso bruto total de 91 toneladas, utilizados no transporte de cana-de-açúcar. Com a deliberação ad referendum, publicado no Diário Oficial da União, as usinas poderão adaptar veículos para inclusão de eixo veicular em implemento rodoviário que apresente chassi com plano reto.

Relacionadas