loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA08032023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Primeira

Com 252.843 toneladas de cana processadas, a Usina Taquara foi a primeira unidade industrial do setor sucroenergético alagoano a finalizar a safra 22/23.

Moagem

Neste ciclo, a Taquara produziu 14.284 toneladas de açúcar. Em comparação com a moagem anterior, onde a posição final foi de 21.010 toneladas, houve uma variação de - 32%.

Boletim

A safra 22/23, que teve início em setembro do ano passado, segue com mais 14 usinas em operação. De acordo com o boletim quinzenal de nº 12, com posição acumulada até o dia 28 de fevereiro e elaborado pelo departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, foram beneficiadas - até o mês passado - pouco mais de 16 milhões de toneladas de cana.

Negativa

Face ao mesmo período do ciclo passado, quando o acumulado era superior a 16,8 milhões de toneladas de cana, foi registrada uma variação negativa de 5,1% entre as duas safras.

Mix

Juntas, as usinas alagoanas já processaram 1,2 milhão de toneladas de açúcar o que representa uma redução de 8,6% em comparação a safra passada. No que diz respeito à produção de etanol, foram beneficiados 354.438 milhões de litros do biocombustível. O dado apresentado representa uma variação negativa de 12,2% face ao mesmo período do ciclo 21/22, quando a produção era de 403.927 milhões de litros.

Major Izidoro

Diretores da CPLA participara de um dia de campo no município de Major Izidoro, realizado na fazenda do produtor rural Eduardo Cintra. O evento, que contou com a presença do presidente da Cotreal, Vicente Nogueira, e de representes da E-ctare, mostrou aos participantes a qualidade da ração produzida na propriedade e deverá ser ofertada para os produtores da cooperativa.

Mulher

A gerente de Gestão de Pessoas da Usina Caeté, Marta Luciana Sampaio, que responde corporativamente por três unidades industriais, sendo duas em Alagoas e uma no Estado de São Paulo, mantém uma posição firme sobre a presença feminina no meio industrial, reforçando a participação das mulheres no meio sucroenergético.

Encontro

Em atividade em Natal/RN, na última terça-feira, 7, a Unicafes-AL integrou a agenda de audiências sobre a agricultura familiar promovidas pelo Consórcio Nordeste e a Câmara Técnica da Agricultura Familiar (CTAF). O encontro contou com a participação do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, da governadora do Estado, Fátima Bezerra, e de secretários de Agricultura dos nove estados.

Integração

A Unicafes-AL apresentou à comitiva federal a cesta de produtos da agricultura familiar de Alagoas. De acordo com o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o evento manteve a proposta de colaboração entre os estados para o desenvolvimento da produção na agricultura familiar.

Abertura

“O encontro da Câmara Setorial preconizou a pauta da integração e atuação conjunta entre os estados, que é um dos pilares que a Unicafes Alagoas defende por entender que é possível focar na integração regional e promover mais abertura e acesso ao mercado comum de negócios”, afirmou Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL .

Turismo

De acordo com o governo federal, o Brasil computou a entrada de 868.587 estrangeiros registrados pela Polícia Federal como turistas no primeiro mês do ano. O resultado é histórico comparado com a série dos últimos quatro anos.

Aumento

Os números superam em mais de 100 mil visitantes os dados dos dois últimos anos antes da pandemia de Covid-19, quando foram registrados 756.883 (2019) e 750.457 (2020). Na comparação com janeiro de 2022, o número quase triplicou (275.942).

Relacionadas