Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA23032023
.

Moagem
Iniciada em setembro do ano passado e após algumas paradas na moagem provocadas pelo excesso de chuvas, a safra 22/23 avança e ultrapassa 17,4 milhões de toneladas de cana processadas em Alagoas.
Redução
De acordo com dados do boletim quinzenal nº 13, com dados da produção até o dia 15 de março, face ao mesmo período do ano passado, quando o acumulado era de 17,6 milhões de toneladas, foi registrada uma variação de – 1,2%.
Açúcar
Segundo o boletim quinzenal, elaborado pelo Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, as usinas produziram 1,3 milhão de toneladas de açúcar dos tipos VHP, cristal e refinado. Em comparação ao ciclo passado, a variação foi de - 4,5%.
Etanol
O relatório afirma ainda uma produção de etanol – anidro e hidratado – com acumulado é de 387.629 milhões de litros. Ante a primeira quinzena de março de 2022, onde o acumulado era de 426.521 milhões de litros, a redução chegou a 9,1%.
Milhão
A usina da Cooperativa Pindorama – uma das primeiras unidades industriais a iniciar a safra 22/23 em Alagoas – alcançou um milhão de toneladas de cana processadas no ciclo atual. A marca foi comemorada com um apitaço na área industrial, cuja moagem segue a pleno vapor.
Investimentos
Apostando em crescimento, a Cooperativa Pindorama investiu na atualização e modernização do parque industrial que recebeu novos ternos de moenda e caldeira, entre outros equipamentos.
Expectativa
Na safra 22/23, a Cooperativa Pindorama tem a expectativa de processar 1,2 milhão de toneladas de cana. Em janeiro, apesar das dificuldades causadas pelas chuvas, a usina colheu 68 toneladas de cana por hectare (TCH), refletindo o aumento de produtividade e produção. No ciclo 21/22, a quantidade de cana moída foi de 1,052 milhão de toneladas.
PAA
A vice-presidente da Unicafes Alagoas, Maria José Alves, esteve presente no ato de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nessa quarta-feira, 22, no Recife/PE, pelo presidente da República, Luís Inácio da Silva.
Reajusta
Neste novo PAA, haverá reajuste no valor individual que pode ser comercializado pelos agricultores familiares. “A agricultura familiar comemora a nova fase do PAA, que vai trazer mais campo de comercialização para as famílias que vivem do sustento da terra. É importante esse olhar de renovação para um programa que ajuda a manter nosso setor”, destacou Maria José Alves.
EDG
O Banco Comunitário EDG e a Coopaiba promovem na próxima terça-feira,28, um café da manhã para apresentar a proposta do banco para o setor comercial do município de Piaçabuçu. O evento acontecerá no espaço da Colônia de Pescadores Z-19, a partir das 9h.