Confira os destaques da economia alagoana #MA24052023
.
Por Edivaldo Junior | Edição do dia 24/05/2023 - Matéria atualizada em 24/05/2023 às 04h00
MEI
Pelos números da Junta Comercial de Alagoas atualizados até 2 de maio, o Estado tem atualmente considerando o “porte”, 175.014 microempreendedores individuais (MEIs) ativos. Juntos, eles representam 64% do universo de empresas no estado.
ME
Considerando o “porte”, Alagoas tem ainda 63.576 microempresas (ME) e 13.665 empresas de pequeno porte (EPP), além de outras 18.656 empresas “sem porte”, que inclui cooperativas, sociedade anônima e até empresas públicas.
Natureza
Por natureza jurídica, a Juceal apresenta os seguintes dados: Empresário Individual: 213.902; Sociedade Empresária Limitada: 53.000; Sociedade Anônima Fechada: 2.326; Sociedade Anônima Aberta: 547; Cooperativa: 356; Sociedade de Economia Mista: 318; Empresa Pública: 233; Consórcio de Sociedades: 103; Sociedade Empresária em Nome Coletivo: 57; Associação Privada: 23; Sociedade Simples Limitada: 15; Cooperativa de Consumo: 5: Sociedade Simples Pura: 5 Estabelecimento, no Brasil, de Sociedade Estrangeira: 4; Fundação Privada: 3.
Sem filas
Prestes a completar 130 anos de fundação, a Juceal é o órgão público que tem a mais completa plataforma de serviços online de Alagoas. “A digitalização acabou com as filas. Hoje, raramente uma pessoa vem até a sede da junta (no bairro do Farol, em Maceió). Tudo se resolve pelo computador ou celular”, aponta o presidente da Juceal, Ricardo Dória.
Ganhando velocidade
Dória explica que a abertura de empresas em Alagoas é uma das mais eficientes e mais rápidas do Brasil. Ainda assim, a Juceal deve anunciar mudanças nos próximos dias para ganhar ainda mais agilidade. “Estamos integrando nossa plataforma a outros órgãos, a exemplo do IMA e Bombeiros. Isso permitirá um ganho de tempo no processo. Além disso, também estamos alinhando ações com várias prefeituras, tudo para facilitar a vida dos empresários, que poderão abrir sua empresa de casa, em qualquer local de Alagoas”, aponta Dória.
Pra comemorar
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) completa 130 anos no próximo dia 26 e, com o intuito de integrar as ações em comemoração à data, o órgão alagoano de registro empresarial criou premiação para homenagear prefeituras, empresas, profissionais e entidades ligadas à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
Semana MEI
O Sebrae promove, no decorrer desta semana (até 26 de maio), a Semana do MEI, uma programação recheada de atividades. O evento é realizado em diversos pontos da capital e interior do Estado.
Pecuária
Em Maceió, boa parte das atividades da Semana do MEI está concentrada no Parque da Pecuária, no Trapiche, e no Shopping Pátio, no Benedito Bentes. As inscrições são gratuitas e para participar dos eventos é só acessar o perfil do Sebrae Alagoas, no endereço www.doity.com.br/sebraealagoas.
Torneio
A Expoalagoas Genética, promovida pela ACA, valorizou a produção de leite entre as raças caprinas ao reunir 40 cabras no Parque da Pecuária para o Torneio Leiteiro Caprinos da Agricultura Familiar. A competição teve início na quinta-feira,18, e foi finalizada com a última ordenha, no sábado, 20.
Força
Com duas ordenhas por dia, as cabras, no geral, consagraram a força da pecuária familiar na cadeia leiteira do Estado. A competição contou com três categorias: marrã, cabra jovem e adulta. A premiação foi de R$ 12 mil, sendo distribuída até a sexta colocação.
Campeã
A grande campeã do Torneio Caprinos da Agricultura Familiar foi a fêmea Dirlene, da Cafisa/Grupo União, guiada pelo criador Marcondes Lima. A produção dela foi de 21.216 kg. Em segundo lugar, a cabra Luara, do mesmo grupo, produziu 21.152.