Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA31052023
.

Merenda
O Programa Na Rota da Merenda Legal fará nova edição amanhã, 1º de junho, desta vez desembarcando na Zona da Mata de Alagoas, com encontro entre gestores municipais e diretores escolares da região para discutir a inclusão dos alimentos da agricultura familiar nas compras da merenda escolar. O município de União dos Palmares recebe o evento, no auditório da 7ª Gerência Especial de Educação, a partir da 8h.
Maio Amarelo
A Agreste Saneamento, empresa do grupo Iguá em Alagoas, reforçou, nessa segunda-feira (29), as ações relacionadas à campanha do Maio Amarelo na sua sede em Arapiraca.
Ação
Em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), foram realizadas blitzes educativas com os colaboradores da empresa, com o intuito de orientá-los sobre o uso responsável dos veículos, cuidados no trânsito e outras medidas preventivas.
Empresas
Mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas no Brasil entre janeiro e abril de 2023. O tempo gasto para a abertura dessas empresas foi, em média, de um dia e seis horas, segundo o Mapa de Empresas – documento elaborado pelo MDIC em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Trimestre
De janeiro a abril deste ano 1.331.940 empresas foram abertas no Brasil. Com isso, há, no país, um total de 21 milhões de CNPJs ativos. Deste total, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte.
Encerrados
Ainda segundo o estudo, 736.977 CNPJs foram encerrados no primeiro quadrimestre do ano. Com isso, o saldo ficou positivo, em 594.963 empresas.
Estados
Em números absolutos, São Paulo foi o estado com mais empresas abertas no quadrimestre, seguido de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Goiás.
CNPJ
De acordo com o documento, de janeiro a abril deste ano 1.331.940 empresas foram abertas no Brasil. Com isso, há, no país, um total de 21 milhões de CNPJs ativos. Deste total, 93,7% são de microempresas ou empresas de pequeno porte.
Estudo
Ainda segundo o estudo, 736.977 CNPJs foram encerrados no primeiro quadrimestre do ano. Com isso, o saldo ficou positivo, em 594.963 empresas.
Adiamento
Para atender ao pleito das entidades representativas do comércio, a Sefaz-AL, decidiu adiar, de junho para agosto, o prazo de início de vigência das novas normas de Substituição Tributária (ST) e de antecipação, relativas ao ICMS, segundo as novas Margens de Valor Agregado (MVA).
IGP-M
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), medido pela FGV, registrou deflação (queda de preços) de 1,84% em maio deste ano. A queda é mais acentuada do que a observada em abril, quando apresentou deflação de 0,95%. Na comparação com maio de 2022, houve inflação (alta de preços) de 0,52%.
Queda
Com o resultado, o IGP-M acumula queda de preço de 2,58% desde o início do ano. Em 12 meses, a deflação acumulada chega a 4,47%. Em maio do ano passado, o índice acumulava inflação de 10,72% em 12 meses.
Atacado
A queda da taxa de abril para maio foi puxada pelos preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que registrou deflação de 2,72%, a maior queda de preços da série histórica. Em abril, a deflação havia sido de 1,45%.
IPC
O IPC, que mede o varejo, e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por outro lado, registraram em maio altas de preços mais expressivas do que as taxas de inflação de abril. O IPC subiu de 0,46% em abril para 0,48% em maio. Já o INCC passou de 0,23% para 0,40% no período.