loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
21° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA28062023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Na Rota

Buscando conectar a produção da agricultura familiar ao cardápio da alimentação escolar da rede pública de Alagoas, o programa Na Rota da Merenda Legal foi realizado em Batalha, nessa terça-feira, 27. O município foi sede do encontro, que pela primeira vez contou com participação do governador do Estado.

Conectado

O governador em exercício, Ronaldo Lessa, representou Paulo Dantas no evento, que é promovido pela Unicafes-AL e defendeu a ampliação da participação da agricultura familiar, não só na merenda escolar, mas também em outros programas do governo.

O máximo

Pela primeira vez, o Estado de Alagoas realizou uma chamada pública com probabilidade de cumprir o percentual mínimo (30%) de aquisição de alimentos de agricultores familiares. “Se depender da minha vontade e do governador Paulo, certamente vamos ampliar e chegar, se possível, a 100%”, disse Lessa.

Quem foi

O eventou reuniu representantes de Batalha e outros municípios da região da bacia leiteira. O prefeito do município, Wagney Dantas, que já compra 40% da merenda a agricultores familiares, se comprometeu a aumentar o percentual. “Nossa gestão tem compromisso com o pequeno produtor, com as cooperativas, com a agricultura familiar. Vamos fortalecer essa parceria e ampliar a participação desses segmentos no nosso governo”, aponta.

Avanço

Com edições itinerantes, segundo o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, o programa vem ajudando a reposicionar a produção da agricultura familiar e a colaborar com a segurança alimentar da comunidade escolar.

Simbólico

“A participação do governador em exercício, Ronaldo Lessa, passa a ser um marco nessa jornada para conectar a produção da agricultura familiar como fonte de alimentação para a merenda escolar. Esse feito histórico tem sentido especial por ser na cidade do governador Paulo Dantas, a quem devemos prestar nosso reconhecimento pela concretização do PNAE no Estado”, disse Antonino .

Compromisso do governo

Ronaldo Lessa, governador em exercício, reafirmou o compromisso de trabalho da gestão de Paulo Dantas em estruturar a agricultura familiar. “Estamos otimistas para que essa rede colaborativa para a consolidação da agricultura familiar na merenda escolar, principalmente entre as prefeituras, gere bons frutos para as duas pontas. Tanto no vetor de mais saúde para as crianças quanto para o ajudar o agricultor a alcançar a estabilidade, melhorando a renda. Desta forma, também sabemos que esse é um processo que não é tão simples, mas que vejo no Rota da Merenda Legal uma oportunidade de conhecer melhor o mix de produtos disponíveis e se inteirar mais sobre como deve-se ser executado o PNAE”, destacou.

Alagoas

O índice de desempenho socioeconômico (IDS) de Alagoas registrou um crescimento de 17,8% entre 2009 e 2018, segundo levantamento do IBGE. De acordo com o órgão, o IDS alagoano saltou de 4,416 para 5,204 em dez anos. O percentual conferido ao estado é maior do que os 12,8% da média nacional.

Serviços

A pesquisa aponta que o item acesso a serviços financeiros e padrão de vida no estado foi o que mais contribuiu na melhoria do desempenho socioeconômico, com 20,1% do total. Em seguida aparecem educação (19,5%), acesso aos serviços de utilidade pública (18,3%), moradia (15,5%) e transporte e lazer (11,9%).

Diesel R

A Petrobras informou, ontem, que prevê aumentar em 146% a capacidade de produção de diesel com conteúdo renovável (Diesel R), após ter recebido autorização da ANP para operar mais uma unidade de produção do combustível na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, Paraná. Segundo a empresa, o uso da capacidade depende da disponibilidade de matéria-prima e das condições de mercado.

Relacionadas