loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA01072023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Renovável

O Banco do Nordeste (BNB) disponibilizou R$ 10 bilhões para investimentos em projetos de energia renovável em sua área de atuação ao longo de 2023. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento de fontes limpas e sustentáveis de energia na região, contemplando desde usinas de energia solar e eólica até pessoas físicas interessadas em instalar placas solares em suas residências.

Fontes

O diretor de Planejamento do BNB, Aldemir Freire, disse que o total ofertado é proveniente da combinação de diversas fontes, como FNE, FI-Infra, Agência Francesa de Desenvolvimento e Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e BNDES.

Crescimento

De acordo com o Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do BNB, a geração de energia solar cresce, em média, desde 2011, 112% ao ano no Brasil. Para a fonte eólica, esse crescimento é de 40% ao ano. A região Nordeste, pela radiação solar e ventos constantes, desponta como protagonista da mudança da matriz energética do País e concentra a maior parte dos investimentos.

Nacional

Um dos principais setores econômicos do país, o Turismo já criou cerca de 83,9 mil empregos, de janeiro a maio deste ano. A informação é do Novo Caged. No acumulado do ano, o Brasil já acumula 865.360 postos de trabalho com carteira assinada em todos os setores da economia, alcançando em maio um estoque de 43.309.785 empregos formais no país.

Maio

No mês de maio, o Turismo foi responsável pela criação de mais de 13,9 mil postos de trabalho em todo o país. Entre os segmentos que mais geraram empregos no período, aparece o de “Alojamento e Alimentação”, com mais de 5,4 mil vagas criadas. O grupamento de Serviços, o qual o setor de Turismo está incluído, admitiu 83.915 novos profissionais, registrando um crescimento de 54% no mês.

Restituição

A Receita Federal creditou, nessa sexta-feira, 6, as restituições do segundo lote de 2023 para cerca de cinco milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O lote também contemplou restituições residuais de anos anteriores.

Número

Ao todo, 5.138.476 contribuintes receberam R$ 7,5 bilhões. Todo o valor, informou a Receita Federal, irá para contribuintes com prioridade no reembolso.

Consulta

A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

CAR

Os produtores rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) regularizado pagarão 0,5 ponto percentual a menos de juros nas linhas de crédito do Plano Safra 23/24. O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a medida, que integra o plano anunciado na última terça-feira (27).

Relacionadas