Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA19072023
.

Retomando
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), retomaram a aliança política formal e publicamente nessa terça-feira (18/7). Os dois participaram de reunião na Prefeitura de Arapiraca e anunciaram que vão trabalhar juntos para viabilizar recursos para vários projetos de interesse do município.
Balanço
Renan Calheiros aproveitou o encontro para fazer um balanço de ações realizadas pelo governo de Alagoas ou federal, com seu apoio, em Arapiraca, entre elas a duplicação de rodovias (Maceió, São Sebastião e Palmeira dos Índios) e se comprometeu a trabalhar para incluir novas obras da prefeitura no PAC.
Reforço
“Espero ajudar muito mais agora, até porque hoje temos o governo federal ao nosso lado”, disse Renan Calheiros no encontro. Luciano Barbosa reconheceu a importância do senador para Arapiraca e disse que espera contar com ele para realizar novos investimentos na cidade, a exemplo do que contou em gestões anteriores.
Auxílio
Moradores de 107 municípios de Alagoas, Rio Grande do Sul e Pernambuco, afetados por calamidades públicas, receberam, ontem, 18, da Caixa, o pagamento do Bolsa Família, independentemente do Número de Inscrição Social (NIS).
Unificação
O governo unificou o pagamento no primeiro dia do programa por causa do ciclone extratropical que atingiu 60 municípios gaúchos e pelas chuvas que afetaram 32 municípios de Alagoas e 15 de Pernambuco.
ITA
A Justiça de São Paulo decretou falência da empresa Itapemirim Transportes Aéreos, que atuou nos aeroportos com a sigla ITA. A decisão atendeu a pedido de um dos credores da empresa, a Travel Technology Interactive do Brasil Solução em Software Ltda.
Caso
Em dezembro de 2021, a companhia aérea suspendeu voos e demais atividades de forma repentina, deixando passageiros presos em aeroportos sem poder realizar suas viagens. Em 20 de abril do ano passado, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu as operações da Itapemirim.
Resíduos
A partir de agosto, os resíduos de papel, plástico e vidro pagarão mais para entrarem no país. O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) elevou para 18% o Imposto de Importação sobre esses produtos.
Mudança
Até agora, os resíduos de papel e de vidro não pagam tarifa de importação. No caso dos resíduos plásticos, a alíquota estava em 11,2%. Os resíduos de vidro incolor não tiveram a tarifa reajustada para garantir o fornecimento à indústria nacional, que não tem fontes alternativas do material dentro do país suficientes para atender às necessidades.
Criptoativos
O Banco Central (BC) anunciou que pretende lançar editais de consulta pública para a regulação de criptoativos. A medida tem como objetivo limitar os riscos de sistemas virtuais sem administração centralizada, ao mesmo tempo em que tentará não impedir o surgimento de novidades no setor. Entre os princípios a serem observados, estão a livre iniciativa, a livre concorrência, além da proteção e da defesa de consumidores e usuários.
Prazo
Assim que a regulação entrar em vigor, as empresas que atuam no mercado de ativos virtuais terão pelo menos seis meses para se adaptar à legislação e às novas exigências.
Diesel
O planejamento da inauguração do novo posto de abastecimento de óleo diesel da Coopaiba, em Maceió, passa pelos trâmites finais. A unidade vai oferecer desconto por litro na compra de óleo diesel para embarcações pesqueiras e integrantes do Programa Frotas Cativas, composto por frotas agrícolas, turísticas e de transportes.