Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA15082023
.

Mecanizada
Diante de uma redução crescente na oferta de mão de obra no campo, as usinas alagoanas vêm investindo no processo de mecanização de colheita da cana. Neste cenário, a safra 22/23 foi caracterizada como a mais mecanizada desde o início da série histórica, iniciada no ciclo 07/08.
Percentual
Dados divulgados pela Conab apontam que, em Alagoas, para a próxima safra a proporção na colheita deve, no mínimo, repetir os números da safra anterior, sendo 62,8% manual e 37,2% mecanizada.
Início
Segundo o levantamento, quando o levantamento foi iniciado, na safra 07/08, a colheita mecanizada respondia por apenas 2,5%, sendo ampliada a cada novo ciclo da cana.
Nordeste
No que diz respeito ao Nordeste, os números da colheita são de 73% manual e 27% mecanizado. Dos oito estados produtores da região, Alagoas ocupa a terceira posição no ranking da mecanização. O primeiro colocado é o Maranhão com 78,1% e, em seguida, o Rio Grande do Norte, com 50,2%.
Demais
Em comparação com as demais regiões, o Nordeste é o que apresenta o menor percentual de mecanização do corte da cana. Neste sentido, em nível nacional, a mecanização responde por 92,4%, enquanto o corte manual da cana por apenas 7,6%.
Máquinas
Para a próxima safra, em Alagoas, a empresa estatal informou que o número de máquinas deve chegar a 75 unidades. No ciclo passado, o quantitativo era de 61 máquinas, enquanto na moagem 21/22 eram de 53 colheitadeira.
Região
Para o Nordeste, o total de máquinas previstas para a 23/24 é de 199 unidades, enquanto no Brasil o quantitativo geral estimado é de 4.225.
Alta
O Banco Central divulgou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado como uma “prévia” do PIB do país, registrou uma alta de 0,43% no segundo trimestre deste ano. Esse resultado mostra que apesar do recuo de 2% registrado em maio, a economia brasileira conseguiu fechar o período com um saldo positivo.
Parâmetro
O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do Banco Central para a atividade doméstica em 2023 é de crescimento de 2%, conforme o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de junho. Já a equipe econômica projeta expansão de 2,5%.
Inflação
Diante da forte queda da inflação, o Copom do BC iniciou, neste mês, um ciclo de redução da Selic, o que deve estimular a atividade produtiva. A última vez em que o BC tinha reduzido a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de Covid-19.
Ciclo
Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.
Agro Feira IBC
A 1ª Agro Feira IBC, promovida pelos Irmãos Barros Correia – Aloísio, Celso e Ricardo –, promete movimentar o setor pecuário de Alagoas com dois dias de evento voltado para a prospecção de negócios com a raça nelore, além da promoção produtos e serviços de empresas e parceiros nos estandes que serão montados na Fazenda Recanto, em Chã Preta, nos dias 22 e 23 de setembro.
Palestra
O evento trará duas palestras com especialistas de renome no mercado nacional. No primeiro dia, as atividades serão abertas pela palestra “Geopolítica da pecuária brasileira”, com o ex-ministro e ex-deputado federal, Aldo Rebelo