loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 25/06/2025 | Ano | Nº 5996
Maceió, AL
29° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA15082023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Mecanizada

Diante de uma redução crescente na oferta de mão de obra no campo, as usinas alagoanas vêm investindo no processo de mecanização de colheita da cana. Neste cenário, a safra 22/23 foi caracterizada como a mais mecanizada desde o início da série histórica, iniciada no ciclo 07/08.

Percentual

Dados divulgados pela Conab apontam que, em Alagoas, para a próxima safra a proporção na colheita deve, no mínimo, repetir os números da safra anterior, sendo 62,8% manual e 37,2% mecanizada.

Início

Segundo o levantamento, quando o levantamento foi iniciado, na safra 07/08, a colheita mecanizada respondia por apenas 2,5%, sendo ampliada a cada novo ciclo da cana.

Nordeste

No que diz respeito ao Nordeste, os números da colheita são de 73% manual e 27% mecanizado. Dos oito estados produtores da região, Alagoas ocupa a terceira posição no ranking da mecanização. O primeiro colocado é o Maranhão com 78,1% e, em seguida, o Rio Grande do Norte, com 50,2%.

Demais

Em comparação com as demais regiões, o Nordeste é o que apresenta o menor percentual de mecanização do corte da cana. Neste sentido, em nível nacional, a mecanização responde por 92,4%, enquanto o corte manual da cana por apenas 7,6%.

Máquinas

Para a próxima safra, em Alagoas, a empresa estatal informou que o número de máquinas deve chegar a 75 unidades. No ciclo passado, o quantitativo era de 61 máquinas, enquanto na moagem 21/22 eram de 53 colheitadeira.

Região

Para o Nordeste, o total de máquinas previstas para a 23/24 é de 199 unidades, enquanto no Brasil o quantitativo geral estimado é de 4.225.

Alta

O Banco Central divulgou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado como uma “prévia” do PIB do país, registrou uma alta de 0,43% no segundo trimestre deste ano. Esse resultado mostra que apesar do recuo de 2% registrado em maio, a economia brasileira conseguiu fechar o período com um saldo positivo.

Parâmetro

O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção atual do Banco Central para a atividade doméstica em 2023 é de crescimento de 2%, conforme o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de junho. Já a equipe econômica projeta expansão de 2,5%.

Inflação

Diante da forte queda da inflação, o Copom do BC iniciou, neste mês, um ciclo de redução da Selic, o que deve estimular a atividade produtiva. A última vez em que o BC tinha reduzido a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de Covid-19.

Ciclo

Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Agro Feira IBC

A 1ª Agro Feira IBC, promovida pelos Irmãos Barros Correia – Aloísio, Celso e Ricardo –, promete movimentar o setor pecuário de Alagoas com dois dias de evento voltado para a prospecção de negócios com a raça nelore, além da promoção produtos e serviços de empresas e parceiros nos estandes que serão montados na Fazenda Recanto, em Chã Preta, nos dias 22 e 23 de setembro.

Palestra

O evento trará duas palestras com especialistas de renome no mercado nacional. No primeiro dia, as atividades serão abertas pela palestra “Geopolítica da pecuária brasileira”, com o ex-ministro e ex-deputado federal, Aldo Rebelo

Relacionadas