app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA05092023

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 05/09/2023 - Matéria atualizada em 05/09/2023 às 04h00

Nordeste

Com a presença de diversas autoridades, a 12ª edição do Fórum Nordeste aconteceu no Mirante do Paço, região central do Recife-PE, nessa segunda-feira (04). O evento foi promovido pelo Grupo EQM. Neste ano, o tema central do Fórum foi a transição energética.


Sustentável

Entre os temas abordados, as estratégias para fortalecer os setores de biocombustíveis, etanol e energias limpas no Nordeste.


Quem foi

O evento contou a presença de empresários e dirigentes do setor, entre os quais os presidentes do Sindaçúcar-PE e Sindaçúcar-AL, Renato Cunha e Pedro Robério Nogueira, respectivamente. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também prestigiaram a abertura do evento.


Pauta…

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou no Fórum que as propostas legislativas que contribuem para a transição energética e para uma economia focada na sustentabilidade do País estão entre as prioridades dos deputados neste semestre.


... Verde

A chamada transição energética caracteriza-se pela mudança nos processos de geração e consumo de energia de fontes não renováveis e mais poluentes (petróleo, carvão, por exemplo), para fontes de energias renováveis (energia solar, eólica, biomassa).


Prioridades

“A pauta verde está entre as grandes prioridades do segundo semestre, planejamos dar andamento às deliberações de matérias relacionadas à energia sustentável, para o Brasil alcançar resultados significativos em termos de preservação ambiental e sustentabilidade”, afirmou Arthur Lira.


Inovando

Os Irmãos Barros Correia, tradicionais na genética do gado de corte em Alagoas e no Brasil, mais uma vez inovam quando se trata de eventos agropecuários. A Agro Feira IBC vai reunir diferentes empreendimentos do agronegócio para dar início ao calendário de eventos pecuária alagoana, com reflexos na pecuária nacional.


Evento

Serão mais de 30 empresas do agro para comercializar maquinários, implementos, insumos, inovação, tecnologias, mas os 60 touros disponíveis para compra da cabeceira do Nelore Barros Correia é que serão a atração principal do evento, que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro na Fazenda Recanto, em Chã Preta/AL..


Oportunidade

“É um momento para quem quer fazer a diferença na agropecuária. Quem quiser comprar insumos e maquinários precisa aguardar porque teremos condições especiais de pagamento. Este é o ano de realmente investir e colocar touros melhoradores na vacada para colher bezerros em 2024 e 2025”, explica Marcelo Araújo, da Start Agronegócio.


Dia de Campo

A RB Agropecuária está com tudo pronto para mais uma edição do Dia de Campo voltado para a pecuária de corte. O evento, que é promovido pelo criador Ricardo Barreto, será opção no próximo sábado, 9, na Fazenda Novo Horizonte, em São Sebastião, para troca de conhecimento com palestra sobre “Pecuária intensiva no Nordeste”. O evento tem início às 7h.


Apresentando

O Dia de Campo também foi reservado para a apresentação oficial dos animais selecionados para o 3º Leilão RB Agropecuária, na quarta-feira, 13, às 19h3, no formato virtual. O remate vai ao ar pela TV Agreste, no Youtube, e demonstrará a alta qualidade genética certeira em cruzamento industrial do brahman .


Feira Coop

A Unicafes Alagoas confirmou! Em 2023, a 2ª Feira Coop vai movimentar a economia alagoana, colocando em vitrine os produtos, serviços e instituições do cooperativismo alagoano.

Mais matérias
desta edição