app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5587
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA19092023

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 19/09/2023 - Matéria atualizada em 19/09/2023 às 04h00

Resultado

O 3º Leilão Fazenda Mangabeira consagrou a raça santa gertrudis selecionado pelo criador Gustavo Barreto, em Japaratuba/SE. O remate, que foi promovido no domingo (17), exibiu um show de rebanho destaque em rusticidade, genética e desempenho. A movimentação geral foi de R$ 418.810,00.


Comercialização

No total, foram comercializados 25 lotes, sendo touros e matrizes de genética comprovada em prova de ganho de peso e pelos programas de melhoramento genético da Associação Nacional do Gertrudis e pela Embrapa Geneplus.


Recompra

O remate registrou suas vendas para seis Estados: Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco, Sergipe e São Paulo. Nesta edição, a Fazenda Mangabeira registrou índice de recompra e a entrada de novos pecuaristas na criação do santa gertrudis.


Parceria

Pelo segundo ano seguido valorizando a produção da agricultura familiar de Alagoas, a parceria entre a Unicafes-AL e a Abrasel culminou com a participação da Quitanda Coop, durante o Festival Sabores de Alagoas, realizado em Maceió/AL, entre os dias 14 e 17 de setembro.


Quitanda

Em um vitrine diversificada e plural, as cooperativas puderam mostrar uma gama de mais de trinta produtos assinados pela agricultura familiar local. Frutas in natura, alimentos processados e industrializados, sendo: bolos, doces artesanais, balas, leite de coco, arroz tipo 1, molhos, açúcar,goma de tapioca, flocão de milho; ovos caipira; vinho de jabuticaba


Coop

A Quitanda Coop integra os projetos da Unicafes-AL para fomentar e dar visibilidade à produção das cooperativas. “O cooperativismo da agricultura familiar está cada vez mais conectado com os consumidores. Estamos preparados para atender aos mercados privado e institucional de Alagoas”, explica Antonino Cardozo, presidente da Unicafes-AL.


Decreto

O Governo de Alagoas publicou, ontem, decreto que estabelece contenção de gastos no Poder Executivo Estadual. O objetivo é garantir o bem-estar das contas públicas e o cumprimento à LRF, que impõe controle de despesas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.


FPE

Para a publicação do decreto, o Estado levou em conta a queda de arrecadação no FPE, agregada à necessidade de cumprir os desembolsos com as despesas obrigatórias e decorrentes de vinculações constitucionais e legais de receitas nos limites estabelecidos.


ICMS

Também pesou na decisão a Lei Complementar 194/22 do governo federal, que considerou os combustíveis, o gás natural, a energia elétrica, as comunicações e o transporte coletivo como bens e serviços essenciais e indispensáveis. Em Alagoas, a lei – que reduziu a alíquota do ICMS – provocou uma redução drástica na arrecadação estadual.


Medidas

Entre as medidas está a suspensão de contratação de consultorias para a prestação de serviços de qualquer natureza, excetuando-se as licitações com recursos de financiamentos, empréstimos, fundos específicos com aplicação de recursos vinculados e transferências voluntárias.


Desenrola

A nova fase do Desenrola Brasil, programa de renegociação de débitos lançado pelo governo, terá início nas próximas semanas. Desta etapa, poderão participar pessoas com renda de até 2 salários mínimos, ou que sejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com dívidas até R$ 5 mil. Para participar, os interessados devem obrigatoriamente se inscrever no gov.br. Sem esse cadastro, não é possível acessar o sistema para realizar a renegociação.


Renegociação

Os bancos brasileiros já renegociaram 1,9 milhão de contratos em dois meses, desde o início do programa Desenrola Brasil, informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nessa segunda-feira (18).

Mais matérias
desta edição