app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5595
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA27092023

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 27/09/2023 - Matéria atualizada em 27/09/2023 às 04h00

Vai começar

A 40ª Expo Bacia Leiteira começa hoje (27), no Parque Mair Amaral, em Batalha. A exposição está com programação maior e um dia a mais no calendário do evento, que segue até domingo, 1º de outubro. A abertura oficial será às 15h, com presença do Prefeito Wagney Dantas (Batalha), secretária Carla Dantas (Agricultura), Domício Silva (ACA) e demais autoridades da região.


Novidades

Entre as novidades deste ano está o 1º Pavilhão da Indústria de Laticínios, que vai contar a história da cadeia produtiva na Bacia Leiteira. Também vão compor a programação os pavilhões do Leite, da Agricultura Familiar, do Artesanato e da Tecnologia e Inovação. Na área técnica, o ciclo de palestras começa com a palestra magna do agrometeorologista Luiz Carlos Molion, às 17h, falando sobre as perspectivas do clima para a agropecuária.


Transmissão

O ciclo de palestras da 40ª Expo Bacia Leiteira também aumentou durante a programação e seguirá até o sábado (30), levando muito conhecimento para produtores rurais, estudantes e profissionais da área. As palestras terão transmissão ao vivo e on-line pelo canal do Youtube do programa jornalístico Alagoas Rural, para que o público não perca nenhum detalhe.


Representando

A Uncafes-AL estará presente na 40ª Expo Bacia Leiteira. Representando as cooperativas da agricultura familiar, o estande será ponto de exposição para os produtos das unidades cooperativas através da Quitanda Coop.


Espaço

O espaço também será ponto de encontro e de relacionamento entre os agricultores familiares e o mercado pecuário leiteiro. A Unicafes-AL também vai promover o tradicional “Café Cooperativo”, no sábado, 30, às 8h,em evento solene de integração entre as cooperativas, autoridades e com representantes de Instituições Públicas.


Boletim

O primeiro boletim quinzenal da safra 23/24 foi divulgado pelo Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL. Com dados da produção acumulados até o dia 15 de setembro, o levantamento aponta que foram processadas mais de 509,5 mil toneladas de cana.


Aumento

Face ao mesmo período do ano passado, quando foram esmagadas quase 294 mil toneladas de cana, houve uma variação positiva de 73,3% na comparação entre os dois ciclos.


Início

Com a expectativa de moer mais de 20,9 milhões de toneladas de cana, a safra 23/24 teve início em Alagoas, no dia 25 de agosto, pela usina Santo Antônio.


Açúcar

O levantamento técnico informa ainda que também foram processadas 25,8 mil toneladas de açúcar (VHP e cristal). Ante a moagem passada, quando o acumulado era de 14,6 mil toneladas, houve uma variação de 75,7%.


Etanol

No que diz respeito à produção de etanol – anidro e hidratado –, a produção acumulada até a primeira quinzena de setembro foi de 7.681 milhões de litros. Em comparação à moagem anterior, que no período acumulava uma produção de 5.118 milhões de litros, houve um crescimento de 50%.


Expectativa

O levantamento realizado junto às usinas aponta que deverão ser produzidas mais de 1,6 milhão de toneladas de açúcar neste novo ciclo, sendo mais de 1,2 milhão do tipo VHP e 407 mil do cristal.


Expectativa 2

O Sindaçúcar-AL informou ainda a expectativa de serem produzidos, neste novo ciclo, mais de 506 milhões de litros de etanol. Deste total, quase 303 milhões de litros serão do tipo anidro e mais de 203 milhões do hidratado.


Caeté

Durante a realização da 21ª edição da Feira e Exposição Alagoana de Supermercados (Fesuper), evento reconhecido nacionalmente, a Usina Caeté lançou novos produtos e a modernização da marca, presente nas novas embalagens dos açúcares.

Mais matérias
desta edição