loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
terça-feira, 06/05/2025 | Ano | Nº 5960
Maceió, AL
25° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA02112023

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Moagem

A Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio) informou que o volume de cana processado nas regiões Norte/Nordeste ultrapassou, até o a primeira quinzena de outubro, mais de 20,8 milhões de toneladas. A quantidade processada corresponde a uma variação de crescimento de 6,8% face ao mesmo período da moagem passada.

Açúcar

Dados da associação, que tem o objetivo de atuar em prol de ações e políticas de estado que reconheçam a relevância dos derivados da cana no desenvolvimento sustentável da matriz energética brasileira, apontam ainda que já foram produzidas 859 mil toneladas de açúcar. Neste sentido, a variação positiva ficou acima de 10% em comparação ao ciclo 22/23.

Etanol

Seguindo o mesmo caminho do açúcar, a produção de etanol contou com um desempenho positivo na região até a primeira quinzena de outubro. Foram produzidos quase 972 milhões de litros do biocombustível, levando a um percentual de alta de 2,9% face ao mesmo período da safra anterior.

Tipos

Na produção de etanol, o hidratado teve aumento de 6,6% com uma produção de 454.850 de litros³. Já o anidro manteve, praticamente, a mesma produção registrada no mesmo período da moagem anterior com 517.118 de litros com uma variação negativa de 0,1%.

Gás

O prefeito do Pilar, Renato Filho, participou ontem da solenidade de sanção da Lei do Gás, já considerada um marco para Alagoas - o processo de transição energética vai proporcionar a interiorização do desenvolvimento do estado, baixando o preço do gás, atraindo investidores e gerando cada vez mais oportunidades para todos os alagoanos.

Desenvolvimento

“Sempre fui um defensor do gás como um combustível para o desenvolvimento de todo o estado, tendo a cidade de Pilar, que tem uma das maiores reservas de gás do país, como condutora desse processo”, aponta Renato.

Novo modelo

De acordo com o prefeito do Pilar, agora Alagoas mira um novo modelo de industrialização por meio dos gasodutos virtuais, garantindo segurança jurídica ao investidor e aumentando a competitividade do gás. “Nosso estado, portanto, caminha para se tornar uma potência energética, e não apenas com o gás, mas também com outras fontes de energia renovável, como o hidrogênio azul”, comentou o prefeito.

Fies

O Ministério da Educação anunciou que estudantes beneficiados com o Fies e que têm dívidas em atraso poderão renegociar os débitos com até 99% de desconto em juros e multas. Atualmente, existem 1,2 milhão de contratos inadimplentes no Fies, com saldo devedor de R$ 54 bilhões.

ABQM

O criador alagoano Celso Pontes de Miranda Filho foi eleito vice-presidente da ABQM enquanto integrante da chapa “ABQM para todos”, encabeçada pela criadora e competidora Mônica Ribeiro.

Vaquejada

A chapa conquistou 55,24% dos votos válidos (1.284). A votação aconteceu no formato on-line entre os dias 22 e 31 de outubro. Entusiasta da vaquejada, Celso Pontes de Miranda Filho lidera o Agro CPMF e é criador atuante na organização de provas, leilões e no fornecimento de genética para o esporte.

Valorização

“A raça quarto de milha conta com uma infinidade de esportes e provas que precisam ser estimuladas de forma atenciosa e responsiva. A nossa chapa vai trabalhar para melhorar atividade de mercado, competições e o amparo ao criador brasileiro”, destacou CPMF em seu Instagram.

Ovos caipiras

Buscando dinamizar o trabalho de produção e renda para pequenos produtores do Agreste de Alagoas, a Cooperal se prepara para viabilizar a instalação de sua unidade de produção de ovos caipiras, em Arapiraca. Nesta terça-feira,31, a cooperativa deu início a distribuição dos pintinhos de qualidade comprovada aos agricultores cooperados.

Relacionadas