app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA24112023

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 24/11/2023 - Matéria atualizada em 24/11/2023 às 04h00

Caeté

O Diretor Administrativo da Usina Caeté, Paulo Couto, participou da sexta edição do Seminário UDOP de Inovações, realizado no campus da UNIP em Araçatuba-SP. Com mais de 200 palestrantes, moderadores e debatedores, o evento se destaca como uma plataforma de extrema relevância para discussões do setor.


Painel

Paulo Couto contribuiu como debatedor em um painel com o tema “Empresa Familiar: O Desafio da Governança”. O diretor enfatizou a consolidação do seminário no calendário anual, destacando-o como um ecossistema propício para a troca de experiências e a criação de redes de contatos estratégicas.


Pindorama

Um grupo composto por 31 mulheres que fazem parte da Comissão das Mulheres do Agro de Alagoas realizaram uma visita técnica à Cooperativa Pindorama. A secretária da Mulher do município de Penedo, Mariana Barbosa, é produtora rural e representante da Pindorama no colegiado.


Prazo

A Adeal informa que o prazo para que o criador faça a vacinação do rebanho contra a febre aftosa será encerrado na próxima quinta-feira, dia 30 de novembro. A segunda etapa da campanha de 2023 teve início no dia 1º de novembro com a meta de vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos do estado com idade de zero até dois anos de vida.


Rebanho

Atualmente, segundo dados da agência de defesa agropecuária, o plantel de bovídeos em Alagoas supera a marca de 500 mil de animais.


Renova

O Sindimóveis Alagoas estará presente na edição do Renova Casa Alagoas de 2023, que acontece no dia 30 de novembro, às 17h, no galpão que fica em frente ao Casa Blanca, em Jaraguá.


Negócios

O Renova Casa Alagoas – evento inovador que tem a finalidade de potencializar os negócios do segmento - reúne representantes da indústria moveleira, fornecedores de excelência, showrooms de ambientes planejados, design de móveis e arquitetos durantes três dias, contando com palestras inspiradoras, rodadas de negócios e apresentação de novidades do setor.


Biodiesel

A ANP aprovou, ontem, uma resolução que regulamenta a importação de biodiesel para uso na mistura obrigatória ao óleo diesel refinado do petróleo. O órgão argumenta que liberar as importações de biodiesel pelo Brasil poderá dar acesso ao produto no mercado internacional, com diferentes origens alternativas, trazendo potenciais benefícios aos consumidores brasileiros.


Mistura

O biodiesel é utilizado para a mistura obrigatória ao óleo diesel, que recebe, atualmente, 12% do óleo de fontes renováveis. Essa mistura ocorre na etapa da distribuição, depois que o diesel deixa as usinas e antes que chegue aos postos de revenda aos motoristas.


Limite

A resolução aprovada afirma que o volume importado de biodiesel pelos distribuidores de combustíveis estará limitado a 20% do volume total para a mistura obrigatória. Esse limite foi estabelecido porque a Resolução ANP nº 857/2021 determina que os distribuidores deverão comprovar mensalmente aquisição de biodiesel oriundo de produtor detentor do Selo Biocombustível Social, em parcela mínima de 80%.


Contestação

A resolução da ANP foi contestada por empresários do mercado. A União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio) classificou em nota que a regulamentação das importações “diverge de todos os princípios que rezam sobre o interesse nacional”.

Mais matérias
desta edição