app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA06122023

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 06/12/2023 - Matéria atualizada em 06/12/2023 às 04h00

Eleições

A Justiça de Alagoas caminha para dar um desfecho no processo eleitoral da Organização das Cooperativas do Brasil em Alagoas (OCB-AL) e determinou a realização de novas eleições. A decisão foi tomada, após a Justiça ter encontrado indícios de fraudes e irregularidades que teriam sidocometidas pela atual gestão da entidade.

Afastada

A presidente da entidade, Márcia Túlia, foi afastada do cargo por determinação da Justiça. Em seu lugar passa a responder pela OCB-AL o interventor judicial Antônio de Pádua, que será responsável pela organização das novas eleições.

Nova função

A OCB-AL enfrenta um imbróglio judicial desde o início de 2022, quando o interventor foi nomeado para conduzir o processo eleitoral. Agora, Pádua, passa a responder também pela gestão da entidade.

Irregularidades

Sob intervenção da Justiça, foram encontrados indícios de irregularidades cometidas pela direção, como a contratação sem licitação de empresas ou pessoas físicas ligadas a membros da direção, além do pagamento de diárias sem justificativa.

Desequilíbrio

Na decisão, o juiz Maurício César Breda Filho justificou o afastamento da presidente: “Entendo que poderia haver afetação no equilíbrio do pleito”, argumentou. A decisão de Breda também permite que cooperativas registradas na entidade que não estão em condições de votar “hoje”, por algum problema, tenham a possibilidade de se regularizarem em prazo de até 60 dias para que garantam participação em uma eleição democrática.

Apoio

‘’Com a decisão, o juiz atende sugestão do Movimento Nova OCB e de várias outras cooperativas, que é a de ampliar a participação de cooperativas. O futuro da organização do cooperativismo não pode se limitar aos poucos que fazem parte da direção atual. Defendemos que todas as cooperativas tenham direito a voto’’, destacou um dos líderes do Movimento Nova OCB, que faz oposição à atual gestão.

Caeté

A Usina Caeté foi premiada durante a cerimônia do MasterCana Norte-Nordeste 2023, realizada pela ProCana Brasil no Spettus Premium, no Recife. Na área de Tecnologia e Inovação, a empresa foi vencedora nas categorias de Automação Industrial e Bioeletricidade.

Mais

A Caeté foi agraciada também na categoria Administração & Finanças - Gestão, com destaque para o gerenciamento administrativo e financeiro, que vem contribuindo de maneira significativa para o sucesso sustentável da Companhia.

Caged

Em outubro de 2023, o Brasil registrou a criação de 190.366 mil novos empregos formais, conforme indicado pelo Novo Caged do Ministério do Trabalho e Previdência. Esse saldo resultou de 1.941.281 admissões e 1.750.915 desligamentos. Os setores apresentaram os seguintes saldos: Serviços (109.939), Comércio (49.647), Indústria (20.954), Construção (11.480) e Agropecuária (- 656).

Chamada

O Ifal, Campus Coruripe, divulgou, nessa terça-feira (05), o Edital de dispensa de licitação para realização de Chamada Pública para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. A ação faz parte do atendimento do Pnae, voltado para fornecedores individuais, organizados em grupos informais ou em grupos formais (cooperativas e associações). O período para a entrega de documentação de envelopes foi iniciado e ficará disponível até o dia 25 de dezembro. Confira o edital completo.

Mais matérias
desta edição