app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5798
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA09122023

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 09/12/2023 - Matéria atualizada em 09/12/2023 às 04h00

Grãos

Produtores brasileiros devem colher 312,3 milhões de toneladas de grãos na safra 23/24 – volume 2,4% inferior ao obtido na temporada passada. A queda na estimativa de produção, de acordo com a Conab, se deve à baixa ocorrência de chuvas e às altas temperaturas registradas no Centro-Oeste em meio ao excesso de precipitações no Sul.


Arroz

Dados estão no 3º Levantamento da Safra de Grãos 2023/24, que mostram que o arroz tem previsão de alta na safra de 7,5%, podendo chegar a 10,79 milhões de toneladas. O melhor resultado é influenciado pela maior área destinada ao produto, bem como uma recuperação na produtividade.


Soja

Diante desse cenário, a estimativa de produção da soja nesta safra é de 160,2 milhões de toneladas. O clima é um fator que pode influenciar nesse resultado, principalmente quando ocorrem os estágios de floração e enchimento dos grãos.


Milho

O levantamento mostra que os extremos climáticos também atrasaram o plantio do milho. No primeiro ciclo de cultivo do grão é projetada uma produção de 25,3 milhões de toneladas – queda de 7,5% em relação à safra anterior, enquanto a colheita total de milho está estimada em 118,53 milhões de toneladas.


Dívidas

Pesquisa do Instituto Locomotiva e MFM Tecnologia aponta que oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas e um terço têm dívidas em atraso. Os índices, que haviam piorado significativamente durante a pandemia da Covid-19, já recuaram, mas ainda são elevados, segundo o relatório.


Cartão

O que continua abrindo mais brechas para a inadimplência é o cartão de crédito, de acordo com a pesquisa. O cartão foi a fonte de 60% dos débitos em aberto neste ano, porcentagem que superou a de 2022, de 56%.


Outros

Os brasileiros também acumulam dívidas do cheque especial (19%); de contas de serviços básicos, como luz, gás e água (17%); de impostos, como IPVA e IPTU (15%); de celular (14%); e compras feitas em lojas de departamento (12%).


Mais

Contas pendentes de assinaturas de internet e TV a cabo respondem por 10% e são seguidas na lista pelas ligadas a planos de saúde (6%); mercado (5%); mensalidades em escolas (4%); taxas de condomínio (4%); fabricantes de produtos que a pessoa revende (3%); lojas de materiais esportivos (1%); e outros (2%).


Programa

O Governo Federal instituiu o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestas Sustentáveis (PNCPD). A pretensão é a recuperação e conversão de até 40 milhões de hectares de pastagens de baixa produtividade em áreas agricultáveis em dez anos.


CAR

O PNCPD apoiará, exclusivamente, empreendimentos que estejam inscritos no CAR e que no prazo de dez anos, contado da data de ingresso no programa, reduzam as emissões ou aumentem a absorção de gases de efeito estufa, por meio do uso de práticas sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e de governança; entre outras obrigações.


IPVA

Os proprietários dos veículos movidos a GNV em Alagoas economizarão ao pagar o IPVA. A Algás informou que aqueles que possuem veículos de fábrica ou adaptados para o GNV podem contar com descontos entre 45% e 54% sobre o IPVA. O valor muda de acordo com a potência do veículo.


Aprovado

O desconto no IPVA para quem usa GNV foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados de Alagoas. Conforme disposto na Lei nº 7.862/2016, este combustível traz os benefícios não só para o bolso dos usuários, mas também para as cidades. O GNV é o combustível fóssil menos poluente do mercado.

Mais matérias
desta edição