app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5656
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA15122023

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 15/12/2023 - Matéria atualizada em 15/12/2023 às 04h00

Pindorama

A Cooperativa Pindorama participou de uma das mais importantes feiras nacionais voltadas à cultura do coco. A Feira Nacional do Coco - Fenacoco 2023  - aconteceu entre os dias 6 e 8 de dezembro, em Fortaleza, no Ceará, com o objetivo de promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do coco.

Produtos

No caso da Pindorama, a cooperativa é responsável pela produção de coco ralado, coco ralado úmido adoçado, leite de coco, óleo de coco virgem e extravirgem, cocada cremosa, além de óleo de coco para nutrição animal. O casco do fruto também é aproveitado de forma artesanal, na produção de bowls que são amplamente comercializados como item doméstico e que tem conquistado espaço no mercado, por sua grande utilidade e beleza. 

Varejo

O volume de vendas do comércio varejista apresentou queda de 0,3% em outubro deste ano, na comparação com o mês anterior. O resultado veio depois de uma alta de 0,5% em setembro, informou o IBGE.

Três

Apenas três atividades do varejo tiveram alta no mês: livros, jornais, revistas e papelaria (2,8%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%).

Comparação 

A receita nominal do varejo recuou 0,1% na comparação com setembro deste ano, mas cresceu 1,9% em relação a outubro de 2022, 4% no acumulado do ano e 5,1% no acumulado de 12 meses. 

Varejo ampliado 

Os setores de veículos, peças e materiais de construção, que são considerados varejo ampliado, apresentaram alta no volume de vendas de setembro para outubro. Os veículos, motos, partes e peças apresentaram altas de 0,3% em relação ao mês anterior, 10,5% na comparação com outubro do ano passado, 7,3% no acumulado do ano e 5,4% no acumulado de 12 meses. 

Jornada

Com dois dias de atividades técnicas e de capacitação, a Unicafes-AL promove a sua 5ª Jornada Pedagógica. Desta vez, o evento será realizado na sede da AAGRA, localizada no Sítio Jacaré, S/N, Zona Rural do município de Igaci, no sábado (16) e no domingo (17), com programação iniciando às 9h.

Juventude

A iniciativa, coordenada pela secretaria de Formação e Juventude, vai apresentar três workshops, além de discussão e oficinas que vão disseminar os temas centrais: contabilidade, finanças e gestão de marketing.

Lideranças

De acordo com o secretário de Formação e Juventude da Unicafes Alagoas, Fernando Barbosa, a jornada é voltada para lideranças da agricultura familiar, jovens e grupo de mulheres.

Mais matérias
desta edição