app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA03012024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 04/01/2024 - Matéria atualizada em 04/01/2024 às 04h00

Cbios

Em análise sobre os desafios a serem alcançados em 2024, o presidente da Asplana, Edgar Antunes, definiu como uma das prioridades do ano a aprovação do projeto de Lei 3149-20 que trata da inserção do fornecedor de cana no programa federal RenovaBio, os Créditos de Descarbonização (Cbios).

Benefícios

De acordo com o presidente da Asplana, Edgar Antunes, a legislação atual restringe benefícios aos que transformam matéria-prima em biocombustível, excluindo fornecedores.

Pauta

“O Brasil avançou na política de crédito de carbono, mas ainda não contempla o fornecedor da cana-de-açúcar. Mesmo sendo fornecedores da biomassa, os produtores de cana não participam do mercado do carbono, que vem progredindo no País”, destacou Antunes.

Reaproveitando

A Cooperativa Pindorama, por meio do seu Cetrup, vem desenvolvendo atividades visando promover a geração de renda para grupos de mulheres da comunidade de Pindorama, em Coruripe, através do reaproveitamento de matéria-prima de suas unidades de produção.

Artesanato

O que seria um mero descarte, a exemplo do bagaço da cana-de-açúcar e dos cacos do coco, o grupo consegue “fazer arte” e ainda promover sustentabilidade. Uma das novidades entre o mix de produtos artesanais é o “bowl”,a tigela do coco.

Sucesso

O utensílio vem fazendo sucesso, com fornecimento para restaurantes e resorts. “Um produto que destaca a nossa cultura local e que vem ajudando grupos de mulheres a entrar no mercado de trabalho, qualificando-se por meio da parceira estabelecida com o Sebrae”, disse a coordenadora do Cetrup, Janieide Pereira.

Vagas

A Uneal vai ofertar 1.115 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), distribuídas em 33 cursos de graduação nos campi de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió. O termo de adesão e o edital de abertura estão disponíveis no site da Universidade http://uneal.edu.br/documentos/category/1667-sisu-2024.

Cursos

Os candidatos poderão escolher entre os cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Geografia, História, Letras – Português e Francês, Letras – Inglês e suas respectivas literaturas, Letras – Português e respectivas literaturas, Letras – Português e Espanhol, Matemática, Pedagogia, Administração, Física, Zootecnia e Química.

Bolsa Família

O MDS atribuiu à Caixa Econômica Federal, agente operador do Bolsa Família, a responsabilidade por garantir a gratuidade na abertura e manutenção de conta para acesso ao benefício. A medida garante o fornecimento de cartão bancário, consulta a saldos e extratos e acesso aos saques.

Mais matérias
desta edição