app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA04012024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 04/01/2024 - Matéria atualizada em 04/01/2024 às 00h00

Registro

Cooperativas de diferentes segmentos de Alagoas estão tentando “voltar para a casa do cooperativismo” em corrida para a obtenção do registro e regularização na OCB-AL. O esforço é participar da escolha da futura diretoria da entidade, que deve acontecer entre o final de fevereiro e o início de março deste ano.


Prazo

O prazo, que expira no próximo dia 27 de janeiro, se encerra com a possibilidade de convocação imediata de novas eleições, conforme decisão do interventor judicial, Antônio de Pádua.


Nova OCB

O movimento que defende a renovação na OCB é formado por cooperativas da agricultura familiar e de vários outros setores. Esta semana foram apresentados o pedido de regularização de 5 cooperativas e o de registro de outras 4. O objetivo é regularizar, até o final deste mês, 40 cooperarivas.


Fertilizantes

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro totalizaram 4,71 milhões de toneladas em outubro, um aumento de 21,9% na comparação com o mesmo mês de 2022, informou a Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda).


Acumulado

No acumulado dos dez primeiros meses de 2023, o volume entregue somou 38,21 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 12,5% na comparação anual.


Veto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou o trecho da LDO de 2024 que impedia cortes e bloqueios nos recursos programados para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e outras cinco atividades voltadas ao setor agropecuário neste ano.


Seguro

A “proteção” ao orçamento do seguro e aos recursos destinados para demais atividades, como pesquisa agropecuária, defesa sanitária e programas de garantias de preços agropecuários, havia sido incluída na lei por meio de emenda da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).


Arroz

Os preços internos do arroz em casca devem permanecer firmes em 2024, sustentados sobretudo pelos menores estoques, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP.


Sazonalidade

A sazonalidade da oferta e a necessidade de “fazer caixa” para pagamentos de custeios até podem elevar pontualmente a disponibilidade doméstica e, consequentemente, pressionar os valores. No que se refere aos custos e receitas no Brasil, produtores devem iniciar este ano com maior otimismo que a safra anterior.


Vagas

A Uneal vai ofertar 1.115 vagas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), distribuídas em 33 cursos de graduação nos campi de Arapiraca, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, União dos Palmares e Maceió.


Edital

O termo de adesão e o edital de abertura estão disponíveis no site da Universidade http://uneal.edu.br/documentos/category/1667-sisu-2024.

Mais matérias
desta edição