app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA12012024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 12/01/2024 - Matéria atualizada em 12/01/2024 às 04h00

Online!

As guias de pagamento do IPTU para o ano de 2024 já estão acessíveis no site da Prefeitura de Maceió. Os contribuintes têm a opção de quitar o imposto à vista, com descontos especiais, ou parcelar em até 10 vezes. A primeira cota única oferece 15% de abatimento e tem vencimento em 31 de janeiro.

Descontos

Para obter o boleto, basta informar o número de inscrição imobiliária ou CPF do titular do imóvel no site da Prefeitura. Carnês físicos não serão enviados, e a consulta pode ser feita também pelo endereço na ferramenta ‘Consulta Imóveis’.

Prazos

Além da cota única com 15% de desconto, o município oferece opções com 10% e 5% de abatimento, com vencimentos em fevereiro e março. As guias com descontos estarão disponíveis a partir do vencimento da primeira cota, no início de fevereiro.

Via pix

O IPTU pode ser pago via Pix, usando o QR code gerado no boleto, ou por aplicativos bancários. A Sefaz oferece atendimento virtual para auxiliar na emissão do imposto. Acesse www.online.maceio.al.gov.br e converse com a assistente virtual Roberta.

Audiência

Cooperativas de Alagoas ligadas à Unicafes-AL participaram de audiência na quarta-feira, 10, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasíla. O encontro pautou o apoio do governo federal aos projetos de desenvolvimento das cadeias produtivas do leite, do coco e da pesca.

Diesel

Na oportunidade, o ministro Renan Filho relembrou os serviços prestados ao setor da pesca com a isenção do ICMS para aquisição do diesel para embarcações,em sua gestão como governador de Alagoas. “O nosso estado continua sendo modelo para o Brasil na gestão fiscal da subvenção do diesel, com esse combustível saindo mais barato na subvenção”, disse.

Reforço

O ministro também reforçou que a pasta vai pactuar a ordem de serviço da ponte que interliga Piaçabuçu á Sergipe, no próximo sábado. “Será um equipamento importante para a atividade pesqueira do Baixo São Francisco”, completou.

Pautas

“A nossa audiência com o ministro Renan Filho traz sempre a análise de pautas positivas para o cooperativismo, agricultura familiar e a economia solidária. Pudemos renovar a nossa parceria para fortalecer iniciativas como a subvenção do diesel na pesca e o Selo Biocombustível Social”, informou Antonino Cardozo.

Grito

Acontece no próximo dia 26 mais uma edição do Grito da Pesca. Desta vez o evento, organizado por entidades de âmbito nacional do setor, será recebido pela comunidade pesqueira de Piaçabuçu e do Baixo São Francisco. O objetivo é fortalecer a atividade na região.

Desenrola Fies

Balanço divulgado pelo MEC contabiliza mais de 164 mil renegociações de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), nos primeiros dois meses do Desenrola Fies. Os acordos representam um total de R$ 7,6 bilhões, sendo que R$ 338 milhões já retornaram aos cofres públicos.

Mais matérias
desta edição