app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA19012024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 19/01/2024 - Matéria atualizada em 19/01/2024 às 04h00

Incentivo

Buscando encontrar medidas fiscais que possam melhorar a cadeia do coco na agricultura familiar voltada para a produção de biodiesel, a Unicafes-AL entregou nessa quinta-feira, 18, um pleito à Secretaria de Estado da Fazenda: quer apoio para a pauta fiscal. A audiência foi chefiada pelo secretário especial da Receita, Kiko Suruagy.

Concessão

O documento, em resumo, solicita que as cooperativas de produtores rurais tenham tratamento igual ao dos seus cooperados. A Unicafes propôs ainda a adoção de medidas que evitem uma taxação extra nas atividades de comercialização do coco seco entre as cooperativas e as indústrias.

Tributo

“Também pedimos regime tributário especial para algumas indústrias que viviam em regime de insegurança jurídica em função das compras de matéria-prima e esse regime vai criar a diferenciação tributária para que essas indústrias continuem comprando de Alagoas”, afirmou Antonino Cardozo.

Sealba

Pelo segundo ano consecutivo, o Sealba para Elas promoverá um momento exclusivo para discutir questões ligadas à mulher no agro, neste ano com o propósito de destacar o protagonismo feminino no cenário do agronegócio regional. O Sealba Show acontece de 31 de janeiro a 3 de fevereiro no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana (SE).

Inflação

A queda nos preços dos alimentos para consumo em casa e dos artigos de residência freou o ritmo de alta no custo de vida percebido pelas famílias de baixa renda em 2023, enquanto as passagens aéreas e gasolina mais caras pressionaram a inflação sentida pelos mais ricos, informou nesta quarta-feira, 17, o Ipea.

Indicador

O Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda mostra que os preços na economia passaram de uma alta de 0,20% em novembro para uma elevação de 0,61% em dezembro para o segmento familiar de renda muito baixa. Para o grupo de renda alta houve aceleração de uma elevação de 0,58% em novembro para um aumento de 0,62% em dezembro.

Alerta

A Sefaz alerta aos contribuintes que a emissão dos boletos para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 é feita exclusivamente pelo site do órgão (sefaz.al .gov.br) ou no portal do imposto (ipvaonline.sefaz.al.gov.br). Qualquer outro link compartilhado pelo Whatsapp é falso.

Orientação

O órgão orienta que é preciso abrir um Boletim de Ocorrência (BO) e fazer o relato da reclamação na Ouvidoria do órgão em e-ouv.al.gov.br caso o contribuinte tenha caído em um golpe. Lembrando que a quitação não pode ser feita por PIX ou por outros meios.

Mais matérias
desta edição