app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5655
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA20012024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 20/01/2024 - Matéria atualizada em 20/01/2024 às 04h00

Vai de etanol

Lançada na quinta-feira, 18, pela Unica, a campanha “Vai de Etanol” passa a incentivar nas principais mídias de comunicação do país o consumo do etanol, em vez da gasolina. O objetivo é mostrar os benefícios econômicos e as vantagens no uso do biocombustível para o meio ambiente.

Defesa

Oportuna, a campanha defende o etanol como um dos biocombustíveis capazes de contribuir para atenuar o aquecimento global, acelerando e viabilizando a transição energética do Brasil, destacando a contribuição do etanol para uma melhor conservação do veículo, além de ser um combustível importante para o processo de eliminação do GEE.

Tradição

A tradicional corrida de barco no Rio São Francisco, em Piaçabuçu, vai integrar a programação do 1º Encontro de Trabalhadores na Pesca e Aquicultura de Alagoas, na sexta-feira, 26, a partir das 9h. A competição oferecerá mais de R$ 17 mil aos melhores colocados.

Competição

O encontro, que acontece no Clube Campestre, com objetivo de fortalecer as categorias de trabalhadores na pesca e na aquicultura de Alagoas, vai promover a competição em quatro categorias: embarcação canoa profissional; embarcação 1 vela; embarcação 1 pano profissional e embarcação de 9,5 a 9 metros – profissional.

Turismo

Em 2023, o estado registrou o maior fluxo de passageiros internacionais dos últimos sete anos. De acordo com dados da Polícia Federal, divulgados pela Embratur e analisados pela Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas, foram cerca de 10 mil estrangeiros que chegaram à capital alagoana só no ano passado.

Dados

A maior parte dessas pessoas de fora do Brasil, cerca de 62%, é da América do Sul, sendo a Argentina o principal país emissor de turistas internacionais para Alagoas. Outros 37% têm nacionalidade europeia, e a origem mais frequente dos visitantes é de Portugal.

Agro

O setor agrícola adquiriu no ano passado 149 aviões novos, ante 133 no ano anterior, o que representou um avanço de 12%. Esse volume considera 84 aeronaves turboélices importadas e já entregues, mais 65 aviões modelo Ipanema 203, de motor a pistão, anunciados no dia 15 pela Embraer. Os dados fazem parte de um levantamento do Sindag.

CooperShow

Dirigente da Unicafes-AL e presidente da Câmara Nacional Setorial da Mandioca, Eloizio Lopes, representa as cooperativas de Alagoas e o setor da mandioca brasileiro durante a Cooperpará do Encontro Técnico da Mandiocultura, que será realizado na quinta-feira,25.

Registros

O Portal Facilita Alagoas emitiu 176.125 documentos, entre alvarás, licenças e inscrições, referentes à legalização empresarial em 2023. O portal é a interface da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado.

Mais matérias
desta edição