app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5647
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA31012024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 31/01/2024 - Matéria atualizada em 31/01/2024 às 04h00

CBIO

A Cooperativa Pindorama informou que já foram gerados mais de R$ 7 milhões por meio dos Créditos de Descarbonização (CBIO), reforçando que o valor foi distribuído aos associados.

Crédito

O CBIO é um Crédito de Descarbonização ou Crédito de Carbono criado pelo programa governamental RenovaBio, lançado há mais de cinco anos pelo Ministério de Minas e Energia. É um título emitido por empresas licenciadas e produtoras de biocombustíveis que, a partir de suas operações, contribuem com a agenda climática global.

Pindorama

A cada CBIO emitido, uma tonelada de carbono deixa de ser lançada na atmosfera. Hoje, a Pindorama tem a capacidade de emitir mais de 40 mil CBIO’s por safra, sendo uma das principais emissoras do setor sucroenergético.

IPVA

A Sefaz-AL informa que os proprietários de veículos automotores e motocicletas que o prazo para o pagamento da cota única do IPVA - com desconto de 5% para todos os finais de placa (0 a 9) - acaba nesta quarta-feira, dia 31 de janeiro.

Datas

Cada final de placa possui uma data limite para pagamento da cota única sem desconto ou da primeira parcela. As placas de finais 1 e 2 têm até 29 de fevereiro; placas de finais 3 e 4 até 28 de março; placas de finais 5 e 6 até 30 de abril; placas de finais 7 e 8 até 31 de maio e as placas de finais 9 e 0 até 28 de junho.

Intercâmbio

Cooperativas da agricultura familiar ligadas à Unicafes-AL vão integrar o intercâmbio tecnológico Rota da Fruticultura Alagoana. A atividade tem início nesta quarta-feira, 31, com passagem pelos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná e pelo Distrito Federal.

Programação

O roteiro de visitas inclue a passagem por cooperativas agropecuárias. O grupo sairá de Palmeira dos Índios e a parada final será em Cascável/PR, onde acontecerá a Exposição Show Rural Coopavel.

Oficina

Buscando capacitar e ampliar a renda mulheres rurais em Alagoas, a Unicafes-AL promoveu, no início deste mês, em parceria com o Sebrae, uma oficina de produção de alimentos panificados. A atividade envolveu um grupo de 60 mulheres da base da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Arapiraca (Capial).

Panificados

A oficina, que foi subdivida em três grupos, ensinou técnicas de produção de pães e massas artesanais. As receitas serão utilizadas pelo grupo para a produção de alimentos para as vendas para o mercado institucional e privado.

Sustentabilidade

Não é mais só o preço que conta para o consumidor. Na hora de comprar, o brasileiro pensa cada vez mais em sustentabilidade. “Hoje, todos querem saber como que cada produto é produzido, como cada serviço é prestado se aquela empresa tem um plano de gestão de resíduo, se trabalha a eficiência energética”, afirma Davi Bomtempo, gerente-executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI. “

Mais matérias
desta edição