Mercado Alagoas
Confira os destaques da economia alagoana #MA21022024
.

Eleições
Com eleições marcadas para o dia 1º de março, o pleito do Sistema OCB-AL ganha mais democracia e transparência. Com a proposta de reconquistar a democracia no órgão, a chapa “OCB Para Todos” foi registrada, ontem, dia 20.
Apoio
Com apoio de cooperativas da agropecuária, crédito, saúde, transporte, trabalho e construção civil, o objetivo é que as 85 cooperativas registradas e regulares na OCB-AL tenham tratamento igualitário, equidade de direitos e atenção necessária para os seus respectivos segmentos.
Declaração
Os microempreendedores individuais devem ficar atentos para não cometer erros no preenchimento da declaração anual de faturamento (DASN-SIMEI) à Receita Federal. O prazo para entrega obrigatória vai até o dia 31 de maio.
Faturamento
Na declaração, é preciso informar os ganhos obtidos em 2023, como vendas e prestações de serviços. O faturamento anual deve ser, no máximo, de R$ 81 mil ou proporcional ao mês de abertura da empresa.
INSS
A partir da próxima sexta-feira, 23, o INSS vai começar a pagar aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios. O INSS paga, mensalmente, 39.364.050 benefícios previdenciários. Desse total, 5.907.091 são benefícios assistenciais, segundo dados de janeiro de 2024.
Calendário
O calendário leva em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço. Recebem primeiro os aposentados e pensionistas com benefício com dígito final 1.
Safra
A safra 23/24 entra na reta final em Alagoas com a expectativa de repetir os números da moagem passada, quando foram processadas mais de 20 milhões de toneladas de cana.
Fornecedor
Neste cenário, o presidente da Asplana, Edgar Antunes, afirmou que os fornecedores devem ter uma redução na quantidade de cana produzida que pode variar, em média, de 18% a 20% na comparação com o ciclo 22/23.
Motivo
O cenário atual é decorrente da moagem tardia em 22/23, por causa das chuvas ocorridas no ano passado. A cana não teve tempo suficiente para crescer, sendo colhida muito curta, provocando a esperada redução.
Greve
Servidores do Banco Central iniciaram, ontem, 20, uma paralisação de 48 horas, com o objetivo de “demonstrar a insatisfação e a unidade da categoria na busca por uma proposta satisfatória do governo quanto à pauta de valorização da carreira de especialista”.
Proposta
A paralisação foi aprovada durante uma assembleia da categoria no dia 9 de fevereiro, quando foi rejeitada a proposta do governo de conceder reajuste de 13%, parcelado para 2025 e 2026. Os servidores pedem reajuste de 36% e reestruturação da carreira.
Consumo
O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF) caiu em fevereiro pelo terceiro mês seguido. O índice calculado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) fechou o mês em 105,7 pontos, 0,5% a menos que o mês anterior. O número acima de 100 pontos indica percepção geral de satisfação com as condições econômicas.
Período
Apesar do recuo de janeiro para fevereiro, o patamar identificado é 10,4% maior que o de fevereiro do ano passado e o melhor para o período desde 2015.
Inflação
A pesquisa é feita em todo o país, com uma amostra de 18 mil consumidores e leva em conta sete indicadores: três sobre as condições atuais (emprego, renda e nível de consumo), dois sobre expectativas para três meses à frente (perspectiva de consumo e perspectiva profissional), além da avaliação do acesso ao crédito e momento atual para aquisição de bens duráveis.
Faixas
A queda da intenção de consumir em fevereiro foi puxada principalmente pelas famílias com renda abaixo de dez salários-mínimos (até R$ 14.120), que recuou 0,6%. Para os grupamentos familiares com renda acima de dez salários-mínimos, a redução foi de 0,1%.
Dengue
A Usina Caeté iniciou, por meio dos setores de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional, uma campanha preventiva contra a dengue nas três Unidades industriais e no Escritório de Maceió do Grupo Carlos Lyra.
Ação
A campanha iniciará com a distribuição de material informativo para os colaboradores. A segunda etapa será de sensibilização e envolverá a participação de profissionais do setor de saúde ocupacional. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra mais de 500 mil casos em 2024.