app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA21032024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 21/03/2024 - Matéria atualizada em 21/03/2024 às 18h54

Inclusão

A Usina Caeté, Matriz, recebeu uma visita especial de 19 jovens do projeto Aprendiz Social, desenvolvido em colaboração com a Associação Pestalozzi e o Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região de Alagoas, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações da empresa.

Inovação

No ano de 2022, das 9.584 empresas brasileiras com 100 ou mais empregados pertencentes às indústrias extrativas e de transformação 68,1% introduziram algum produto novo ou substancialmente aprimorado e/ou incorporaram algum processo de negócios para uma ou mais funções de negócios da empresa.

Comparação

Na comparação com o ano anterior, houve decréscimo de 2,4 pontos percentuais (70,5%). Os dados estão na Pesquisa de Inovação Semestral (Pintec Semestral) 2022 do IBGE.

Tipo

No período de avaliação, 33% das empresas inovaram tanto em produto quanto em processo de negócios, percentual menor do que o observado em 2021 (37,8%). Contudo, IBGE destaca que, ao se observar os dados separados (de processo e de produto), o percentual em 2022 aumentou em relação ao ano anterior

Setores

Os setores mais inovadores em produto e/ou processo de negócios em 2022 foram de fabricação de máquinas e equipamentos (89,3%), fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (87,5%), fabricação de produtos químicos (87,4%), e fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (86,6%).

Menos

Por outro lado, os únicos setores onde menos da metade das empresas foram inovadoras em produto e/ou processo de negócios foram metalurgia (49,9%), fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (42,9%) e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (42,2%).

P&D

Em 2022, 34,4% das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas investiram R$ 36,9 bilhões em atividades internas de pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Turismo

Pesquisa “Ecoar”, realizada pelo Sebrae, aponta que o modelo de turismo de natureza é responsável por quase 60% do faturamento dos pequenos negócios do setor. Ainda segundo o levantamento, o ecoturismo já é ofertado em 65,9% das empresas da indústria do setor.

Mandioca

O deputado estadual Silvio Camelo conclamou a todos os envolvidos no setor agro a unirem esforços em prol do desenvolvimento sustentável da mandioca em Alagoas. O parlamentar, que usou a tribuna da Assembleia Legislativa para destacar a posse do diretor da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, na Câmara Setorial da Mandioca, referendou o trabalho das cooperativas da agricultura familiar.

Mais matérias
desta edição