app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA22032024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 22/03/2024 - Matéria atualizada em 22/03/2024 às 00h25

CBIOs

O presidente da Asplana, Edgar Antunes, participou do debate sobre o repasse de créditos de carbono - CBIOs do RenovaBio para os fornecedores de cana. O encontro, que faz parte da pauta da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil – Feplana, foi realizado em Brasília.

Negociação

Nesta semana, seria votada, na Comissão de Minas e Energia, o Projeto de Lei (PL) que trata do pagamento dos créditos aos produtores de cana. Mas as usinas propuseram uma negociação na tentativa de encontrar um denominador comum quanto ao percentual de CBIOs a ser pago aos fornecedores.

Prazo

Diante da solicitação apresentada pelas usinas, a Feplana optou por adiar a votação na comissão pelo período de 15 dias.

Coagro

O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, presidiu, ontem, a primeira reunião do ano do Coagro da CNI. Na oportunidade, o secretário de Defesa Vegetal e Animal do MAPA, Carlos Goulart, fez uma apresentação sobre a importante e necessária regulamentação do RISPOV. A reunião debateu ainda sugestões do agro para os regulamentos da Reforma Tributária.

Expoalagoas Genética

A Expoalagoas Genética, uma das maiores exposições do primeiro semestre no Nordeste, vai contar com a participação das raças gir leiteiro, girolando, nelore e dos equinos mangalarga marchador. O evento vai acontecer no Parque da Pecuária, entre 15 e 21 de abril.

Expectativa

A expectativa é que passem pelo local cerca de 500 animais. Os criatórios vão expor as raças entre as baias durante todo o evento, onde eles poderão ser visitados e alguns deles até negociados.

Mangalarga

A pista central do Parque da Pecuária também receberá atividades com exemplares da raça equina mangalarga marchador. Um total de 300 animais devem participar de 16 a 20 de abril da etapa alagoana 5º Campeonato Nordestino da raça.

Genética

“O evento se dedica a demonstrar a qualidade do rebanho e a analisar as tendências do mercado da genética”, informa Domicio Silva, presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA).

Declarando

Nos seis primeiros dias do prazo, mais de 5 milhões de contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até às 15h dessa quinta-feira, 21, a Receita Federal recebeu 5.044.251 declarações. Isso equivale a 11,73% das 43 milhões de declarações esperadas para este ano. O prazo de entrega da declaração começou às 8h da última sexta-feira,15, e vai até às 23h59 minutos de 31 de maio.

Seguro Rural

O Ministério da Agricultura publicou nessa quinta-feira (21/3) resolução do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural com a distribuição de R$ 191 milhões do orçamento do programa de subvenção (PSR) para serem aplicados em março e abril deste ano.

Mais matérias
desta edição