app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA26032024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 26/03/2024 - Matéria atualizada em 26/03/2024 às 04h00

ALI Rural

O 4º Encontro do Programa ALI Rural, que atende micro e pequenos negócios rurais com foco na melhoria da produtividade e aumento da renda por meio da atuação dos Agentes Locais de Inovação, acontecerá de 3 a 10 de abril em vários municípios do Estado. É o primeiro encontro coletivo entre os produtores atendidos pelo programa em cidades do Sertão, Agreste, Região Metropolitana de Maceió e Litoral Sul.

Objetivo

O encontro tem por finalidade promover a troca de experiências entre os produtores e empresários rurais dessas regiões, estimulando e ampliando a atuação em rede. A jornada ALI Rural foi desenvolvida em dez encontros presenciais, a maioria individual e alguns coletivos, com o uso de ferramentas de modelagem e desenvolvimento para a inovação em negócios rurais.

Grupo alagoano

A produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) vem crescendo no país. O grupo alagoano da Usina Coruripe conquistou o certificado que autoriza a venda do etanol como matéria-prima para a indústria de bioquerosene de aviação e que será produzido pelas unidades de Minas Gerais.

Certificação

A venda de etanol para indústrias de SAF, que polui até 80% menos do que o querosene tradicionalmente usado pelas companhias aéreas, só pode ser feita após a certificação.

Alagoas

Em Alagoas, o setor sucroenergético tem destaque na matriz energética. De acordo com dados do Balanço Energético de Alagoas (Beal), o estado, atualmente, tem 87% de sua matriz energética originada de fontes renováveis. E a produção é liderada pela cana de açúcar (47%).

Aquecendo

Os criadores de Alagoas estão aquecendo para mais uma Expoalagoas Genética, que ocorrerá de 15 a 21 de Abril, no Parque da Pecuária. O momento sinaliza a recuperação do setor, que vem sofrendo com a baixa nos preços da arroba do boi gordo e de bezerros.

Desenvolvendo

De acordo com o presidente da ACA, Domicio Silva, o momento representa a retomada. “Os criadores estão otimistas e contam com um calendário de eventos muito forte justamente para fomentar alternativas e preservar a qualidade genética”, destacou Silva.

Mandioca

Apesar de chuvas em algumas regiões produtoras de mandioca, a colheita seguiu sem problemas ao longo da semana passada.

Liquidez

De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP, com elevada oferta e baixa liquidez nos mercados dos derivados, os preços da mandioca continuaram pressionados no período.

Moagem

Já a moagem de fecularias vem crescendo no Centro-Sul neste primeiro trimestre do ano. O volume esmagado já supera o registrado nos três primeiros meses de 2023. Pesquisadores do Cepea atribuem esse movimento às áreas plantadas e produtividades de colheitas maiores.

Mais matérias
desta edição