app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA30032024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 30/03/2024 - Matéria atualizada em 30/03/2024 às 04h00

Instrução

iretores da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) e produtores participarão, na nesta segunda-feira, 1º, da solenidade de assinatura da Instrução Normativa (IN) que restringe a importação de leite e derivados de outros países.

Solenidade

A solenidade, que deve contar com a presença de outros dirigentes do setor produtivo alagoano, a exemplo do presidente da Federação da Agricultura, Álvaro Almeida, e de autoridades governamentais, será realizada no Palácio República dos Palmares, em Maceió, a partir das 09h30.

Pioneirismo

Com a assinatura da Instrução Normativa, Alagoas passará a ser o primeiro estado do Nordeste a implementar a medida, adotada anteriormente em Minas Gerais e Goiás.

Fornecedores

O Sindaçúcar-AL informou que das 18,5 milhões de toneladas de cana já beneficiadas, 7,4 milhões foram de fornecedores. Os dados são do boletim quinzenal de nº 13 com informações até o dia 15 de março. As usinas Impacto e Coruripe foram as unidades que processaram o maior volume de cana de fornecedores. Ambas beneficiaram mais de 1,3 milhão de toneladas. No caso da Impacto, informa o levantamento, toda a cana moída foi oriunda de fornecedor.

Usinas

O estudo destaca ainda que mais de 7,8 milhões de toneladas foram de cana própria das usinas e 1,9 milhão de acionistas das unidades, além de 1,3 milhão de outras origens.

Produtos

Das mais de 18,5 milhões de toneladas de cana beneficiadas pelas usinas, 16,4 milhões foram destinadas à produção de açúcar (VHP, cristal e refinado) e mais de 2 milhões para a fabricação de etanol (anidro e hidratado).

Bolsa

As inscrições para novos bolsistas do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) do Sebrae Alagoas estão abertas até o dia 07 de abril. Os interessados podem se inscrever acessando o site ali.recruitment.com.br.

Vagas

São seis vagas para atuar nos ecossistemas de inovação do estado, articulando parcerias e conexões que promovam o empreendedorismo e a inovação nos pequenos negócios. O processo de seleção tem três etapas ao todo.

Negociação

O CMN autorizou que as instituições financeiras renegociem, a seu critério, até 100% das parcelas de operações de crédito rural deste ano. A renegociação é válida para agricultores em adversidades climáticas ou em dificuldades de comercialização em função de redução dos preços de mercado.

Critérios

Também só podem participar da renegociação mutuários relacionados a algumas unidades da federação e às culturas de soja e milho e à bovinocultura de carne e leite. Outra exigência é que esses produtores estejam em situação de adimplência em 30 de dezembro de 2023.

Mais matérias
desta edição