loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
quarta-feira, 30/07/2025 | Ano | Nº 6021
Maceió, AL
26° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

.

Confira os destaques da economia alagoana #MA04042024

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Internacional

O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, será um dos palestrantes do Citi Isso Datagro – NY Sugar e Ethanol Conference 2024, que será realizado no dia 08 de maio nos Estados Unidos.

Painel

Nogueira, que é diretor da FIEA e vice-presidente do COAGRO CNI, participará do painel “Políticas públicas para a transição energética sustentável”, que terá como moderador o presidente da DATAGRO, Plinio Nastari.

Participantes

O painel contará ainda com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin e de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.

Leite em pó

A UBL da CPLA já opera com 70 mil litros de leite, por dia. Os números refletem a chegada de mais produtores de leite e mais cooperados para a CPLA, “fazendo com que possamos fabricar leite em pó, escoando a produção também para outros estados”, afirmou o presidente da cooperativa, Aldemar Monteiro.

Nordeste

A CPLA, após a certificação do SISBI-POA, emitido pela Adeal, o leite em pó conquistou novos mercados fora de Alagoas, sendo fornecido para a Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Primeira

Inaugurada em dezembro do ano passado, a planta de leite da CPLA é a primeira do Norte e Nordeste, agricultura familiar a entrar em atividade.

Sefaz

O trabalho da equipe da Sefaz nos postos fiscais do estado é essencial para o controle da entrada de mercadorias em suas fronteiras. No ano de 2023, foram 22.455.599 notas fiscais registradas no total, representando um grande volume com tendência crescente para o ano atual.

Nacional

A produção da indústria brasileira caiu 0,3% em fevereiro. É o segundo mês seguido de baixa. Em janeiro, o desempenho tinha sido de -1,5%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.

Evolução

Apesar das duas quedas seguidas, no acumulado de 12 meses a indústria nacional apresenta evolução de 1%. Em janeiro de 2024, esse acumulado anual era de 0,4%.

Atual

O nível atual da produção industrial brasileira encontra-se 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e 17,7% inferior ao ponto máximo da série, alcançado em maio de 2011.

Atividades

Comparando fevereiro com janeiro deste ano, dez dos 25 ramos industriais pesquisados mostraram redução na produção. As influências negativas mais importantes foram nos itens produtos químicos (-3,5%), indústrias extrativas (-0,9%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-6,0%).

Relacionadas