app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5751
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA29062024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 29/06/2024 - Matéria atualizada em 29/06/2024 às 04h00

Agendas sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu nessa sexta-feira (28) a importância de fazer cortes de gastos para equilibrar as contas públicas, mas negou a possibilidade de fazer ajustes que possam retroceder nas agendas sociais do governo.

Cobrança embutida

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, informou que o preço de venda das mercadorias em plataformas de mercadorias do exterior já trará, embutida, a cobrança de 20% sobre os produtos de até US$ 50. Ele lembrou que a taxação começa em agosto deste ano.

Adequação

Segundo o secretário, esse prazo foi necessário para que a Receita Federal e as plataformas de vendas online tenham tempo para adequar os sistemas, de modo que “o preço [anunciado] já incorpore o tributo” e que o consumidor “não volte a ser surpreendido com a cobrança de impostos depois que as encomendas cheguem ao Brasil”.

Pico

Dados do Fisco indicam que as encomendas do exterior que chegam ao país alcançam o “pico” de até 18 milhões de remessas internacionais por mês.

Vitória de Milei

Em primeira grande vitória de Milei, Argentina aprovou em definitivo, nessa sexta-feira (28) projeto de reforma econômica. Discussões finais sobre o projeto de reforma primária de Milei e sua contrapartida fiscal começaram na quinta-feira na Câmara dos Deputados. Com a aprovação inicial já garantida, o foco do debate era o acordo sobre os detalhes finais antes de as medidas se tornarem lei.

Tendências

A Secretaria de Estado da Comunicação realizou nessa sexta-feira (28), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas e a Procuradoria Geral do Estado, a 6ª edição do Tendências & Soluções, com o tema “Inteligência Artificial”. O evento ocorreu no auditório da PGE e contou com palestra do procurador Luís Vale e o workshop virtual do jornalista Almir Rizzato, fundador da RZT Comunicação e Treinamentos. Os profissionais conheceram sobre a legislação do setor e também como utilizar algumas das principais ferramentas.

Bandeira

As contas de luz terão bandeira tarifária amarela em julho pela primeira vez desde abril de 2022, com custo de 1,885 real a cada 100 kW/h consumidos, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica neste fim de semana.

Chuvas

A medida foi tomada em razão da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano, em cerca de 50%, reduzindo as perspectivas para reservatórios de hidrelétricas no país, e pela expectativa de crescimento da carga e do consumo de energia no mesmo período, de acordo com a agência.

Real em baixa

A preocupação dos investidores com a falta de clareza em relação às trajetórias dos juros - em particular a partir de 2025 - e da dívida pública, somada às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Banco Central e a um movimento de especulação no mercado de câmbio, descolou o real de outras moedas emergentes e contribuiu para a moeda brasileira ficar a um fio de cabelo dos R$ 5,60 no mercado à vista, registrando seu pior primeiro semestre ante o dólar desde 2020, ano da pandemia de covid-19.

Mais matérias
desta edição