app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5751
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA04072024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 04/07/2024 - Matéria atualizada em 04/07/2024 às 04h00

Negociação

O programa Desenrola Pequenos Negócios registrou, até 30 de junho, volume financeiro renegociado de mais de R$ 2,1 bilhões. Ao todo, 60.864 clientes conseguiram renegociar contratos. Metade do valor foi em 30 dias.

Simpósio

A Stab Leste promove o 39º Simpósio da Agroindústria da Cana-de-Açúcar de Alagoas. O encontro, a ser realizado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e com o apoio do Sindaçúcar-AL, ocorrerá entre os dias 10 e 12 de julho, no Centro de Convenções de Maceió.

Fersucro

Em conjunto com o Simpósio da Cana, ocorrerá também a 18ª Fersucro. Em 2024, a feira terá o dobro de tamanho em comparação com a edição do ano passado, contando com mais de 50 expositores.

CCIR

O prazo para o produtor rural emitir o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) 2024, que teve início no último dia 18, segue até 17 de julho. O documento é indispensável para transferir, arrendar, hipotecar, desmembrar, partilhar (em caso de divórcio ou herança) o imóvel rural. Além disso, só com o certificado atualizado é possível acessar financiamentos bancários para investimento na propriedade.

Presente

A Unicafes-AL foi representada pelos seus diretores durante a solenidade de lançamento do Plano Safra 2024/2025, realizado nessa quarta-feira,3, pelo governo feder, em Brasília/DF.

Agricultura familiar

Para o setor da agricultura familiar serão direcionados R$ 74,98 bilhões. “Essa é mais uma conquista em valorização da agricultura familiar, com a pauta de incentivo a produção. A Unicafes seguirá trabalhando para que sejam acessados os benefícios do programa”, disse a presidente.

Encoopal

A programação do Encontro Estadual do Cooperativismo Alagoana, o Encoopal, vai abordar temas de inovação e case de sucesso do setor em Alagoas e no Brasil. Também serão disseminados temas sobre o protagonismo da mulher no segmento, além da expressividade do cooperativismo da agricultura familiar e cases de sucesso.

Encontro

O setor vai se encontrar no Encoopal na próxima segunda-feira, 8, das 8h às 17h, no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares. As inscrições serão feitas através de formulário disponível em link na Bio do perfil da Unicafes Alagoas no Instagram.

Maceió

De acordo com estudo divulgado no jornal O Globo, nessa quarta-feira (3), e que se baseia no Índice de Progresso Social (IPS), Maceió tem a terceira pior qualidade de vida do país entre as capitais brasileira.

Levantamento

O levantamento aponta que a melhor capital é Brasília (DF), seguida por Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG). Maceió está no 25º lugar dentre as 27 capitais brasileiras, ficando à frente apenas do Macapá (AP) e Porto Velho (RO).

Educação

Escolas públicas e privadas de Alagoas têm até o próximo dia 10 para inscrever projetos em um dos principais eventos de divulgação e popularização da ciência em nosso estado, a Semana Interinstitucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete).

Inscrições

As atividades acontecem de 16 a 22 de outubro em campi/unidades da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) – organizadora da Sinpete -, em Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema e as inscrições devem ser feitas no endereço: evento.ufal.br/sinpete2024/inscrição.

Mais matérias
desta edição