app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5751
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA05072024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 05/07/2024 - Matéria atualizada em 05/07/2024 às 04h00

Parceria

O Ifal Campus Batalha renovou a parceria com a Expo Bacia Leiteira para mais uma edição do evento, que está programado para acontecer entre os dias 11 e 15 de setemb, no Parque Mair Amaral.

Exposição

O Ifal leva para o evento mais conhecimento técnico e qualificação na produção do leite, gestão da propriedade, ordenha, produção de queijos e em cursos. Também será responsável pelas palestras, com destaque, neste ano, para a inovação e processos de produção na região do Sertão.

Programação

Maior evento do setor leiteiro, a Expo Bacia reúne todos os componentes da cadeia leiteira – do agricultor familiar às cooperativas e as indústrias que comercializam queijos, bebidas lácteas, manteigas e o leite.

Seminário

A diretoria-executiva da Unicafes Nacional, conselheiros e representantes de Unicafes estaduais participaram nos dias 3 e 4 deste mês, em Brasília/DF, do Seminário Nacional para Lideranças, Jovens, Mulheres, Cooperativas e Associações da Rede Unicopas, ocasião em que foram comemorados os 10 anos da instituição.

Estratégias

O evento debateu estratégias de crescimento, desenvolvimento sustentável e inclusão social através do cooperativismo solidário. Durante o encontro, foi lançado o Foro Permanente para Acordos Internacionais e Economia Solidária. Esse evento marca um importante avanço no fortalecimento do cooperativismo no Brasil e na América Latina.

Processo seletivo

A Seduc vai reabrir o processo seletivo 34/2023 referente à contratação temporária de professores para atuação na rede estadual. A medida atende decisão judicial e as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Sigepro (https://sigepro.educacao.al.gov.br/selecao/) até as 23:59 desta sexta-feira (05).

Vagas

Serão ofertadas novas inscrições para PCDs, que preencherão 5% do total de vagas do certame. Além disso, será possível o remanejamento dos candidatos da ampla concorrência já inscritos, que poderão optar por outra vaga. Os candidatos que não almejam alterar sua inscrição inicial não precisarão realizar o procedimento.

Arroz

A Conab afirmou que o programa Arroz da Gente, lançado na semana passada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário para impulsionar a produção do cereal no país, vai atender cerca de 200 municípios e 10 mil famílias de pequenos produtores em 14 estados do país.

Programa

Segundo a estatal, o programa vai prever um conjunto de ações de fomento para a produção de arroz por agricultores familiares. A medida contará com crédito com juros menores (de 3% ao ano para cultivo tradicional e 2% para plantio orgânico), fomento, acompanhamento técnico, garantia de comercialização e acesso à mecanização.

Automotiva

O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, participou da “Reunião de Trabalho de Alto Nível sobre a Política Industrial Automotiva”, promovida pelo Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio. Na ocasião, foi evidenciada a necessidade de o Brasil implementar políticas e medidas que consolidem a vocação nacional pelo motor a combustão a etanol.

Mais matérias
desta edição