.
Confira os destaques da economia alagoana #MA13082024
.

Pindorama
Uma das primeiras unidades do setor sucroenergético a iniciar a moagem da cana em Alagoas, a Cooperativa Pindorama informou que estará dando o pontapé para a safra 24/25 no próximo dia 26 de agosto. No mesmo dia, será realizada a celebração religiosa que marca o início da moagem.
Crescimento
De acordo com o presidente da Cooperativa Pindorama, localizada no Litoral Sul do Estado, Klécio Santos, a usina entra em operação com a expectativa de processar 5% a mais da quantidade de cana beneficiada no ciclo anterior.
Açucareira
O presidente de Pindorama informou que a safra deverá ser mais açucareira na cooperativa. “Antes, a gente destinava 55% da cana colhida para a produção de açúcar. Neste novo ciclo, serão 80%. Vamos ter mais açúcar produzido”, reforçou.
Etanol
Klécio Santos destacou ainda que, apesar de a safra ter uma maior quantidade de açúcar produzido, o volume de etanol não será reduzido, sendo ampliada a produção em relação à safra passada. “Para isso, vamos aumentar a produção de etanol de milho. Teremos 30 milhões de litros do biocombustível produzido de cana e 30 milhões de litros a partir do grão”, afirmou.
Passada
Na safra 23/24, a usina Pindorama teve uma moagem que perdurou por 180 dias, resultando no processamento de mais de 1 milhão de toneladas de cana, além de ter produzido 50.200 toneladas de açúcar e 45,3 milhões de litros de etanol.
Confiança
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) cresceu 1,6 ponto em agosto deste ano, na comparação com o mês anterior. A alta veio depois de dois meses em queda, segundo dados divulgados CNI.
Análise
O indicador subiu de 50,1 pontos em julho para 51,7 pontos em agosto, em uma escala de zero a 100 pontos. Segundo a CNI, valores abaixo de 50 pontos sinalizam falta de confiança do empresário e quanto menor é a pontuação, maior e mais disseminada é a confiança.
Moto
De janeiro a julho deste ano, a indústria de motocicletas instalada no Polo Industrial da Manaus (PIM) atingiu a marca de 1.015.201 unidades produzidas, com alta de 14,4% em relação a igual período de 2023. É o melhor resultado para o período desde 2012.
Julho
Especificamente em julho, foram produzidas 147.125 motocicletas, com alta de 19,7% na comparação com julho de 2023 e de 38,4% em relação a junho deste ano. O resultado de julho foi o melhor registrado para o mês em 14 anos, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
Expo Bacia
Na 41ª Expo Bacia Leiteira, o agricultor surpreenderá novamente. A maior exposição da pecuária de Alagoas, que aconteceu de 11 a 15 de setembro, no Parque Mair Amaral, em Batalha, reforça o seu compromisso com a valorização da produção da agricultura familiar alagoana, um dos pilares fundamentais para a produção interna do leite e para a sustentabilidade da atividade.