loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 04/07/2025 | Ano | Nº 0
Maceió, AL
22° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

.

Confira os destaques da economia alagoana #MA16082024

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Lançamento

A 41ª Expo Bacia Leiteira foi lançada oficialmente nessa quinta-feira,15, durante evento realizado pela prefeitura do município de Batalha no Parque de Exposições Mair Amaral. O evento, que reuniu autoridades, produtores, criadores e agricultores familiares, marca o início das atividades preparatórias para uma das maiores exposições da pecuária de leite do Nordeste.

Desenvolvimento

A solenidade contou com a presença da secretária de Estado da Agricultura, Aline Rodrigues, acompanhada de outras autoridades locais, que destacaram a importância da Expo Bacia Leiteira para o desenvolvimento econômico e social do setor agropecuário em Alagoas. A 41ª edição da exposição será realizada de 11 a 15 de setembro e promete ser maior em 2024.

Símbolo

A exposição reunirá criadores de diversas regiões, além de contar com produtores de leite também vindos de Pernambuco e Sergipe. “A Expo Bacia Leiteira é um símbolo de nossa capacidade de inovar e crescer. Neste ano, esperamos que o evento impulsione ainda mais a economia dos municípios, traga novas oportunidades para a agricultura familiar e indústrias, além de mais avanços para a cadeia produtiva do leite”, afirma Domicio Silva, presidente da ACA.

Programação

A programação promete uma diversidade de atrações de exposições de animais, palestras técnicas, e atividades voltadas para a capacitação dos produtores e criadores. O evento também será palco do maior torneio leiteiro para agricultores familiares de Alagoas e também somará pontos para o ranking da raça Girolando, através dos julgamentos.

Senado

O Senado aprovou o projeto de lei que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para que estados e Distrito Federal possam renegociar dívidas com a União e pagar os débitos em até 30 anos com redução de juros. O texto será encaminhado para análise da Câmara dos Deputados.

Dívida

Atualmente, as dívidas estaduais somam mais de R$ 765 bilhões, sendo que cerca de 90% referem-se a dívidas de quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Alagoas

Alagoas tem a expectativa de alcançar na safra 23/24 quase 204 mil toneladas de grãos. Segundo dados da Conab, em comparação ao ciclo passado, quando a produção total foi de 197,4 mil toneladas, é esperada uma variação positiva de 3,3%.

Produtividade

Os números positivos face ao ciclo 22/23 também se refletem na produtividade. O levantamento técnico da estatal aponta para uma variação de 9%, passando de 2.041kg por hectare para 2.226 kg/ha.

Menor

Mas, apesar de a expectativa de crescimento na produção de grãos em Alagoas, a área plantada no estado teve uma redução superior a 5%. Enquanto no ciclo 22/23 a área cultivada era de 96,7 mil hectares, na safra 23/24 ela totalizou 91,6 mil hectares.

Nordeste

No geral, o Nordeste deve produzir 28,1 milhões de toneladas de grãos, o que representa uma redução de 5,1% em relação à safra 22/23, quando o acumulado foi de 29,6 milhões de toneladas.

Relacionadas