loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 27/06/2025 | Ano | Nº 5998
Maceió, AL
23° Tempo
Home > colunistas > Mercado Alagoas

.

Confira os destaques da economia alagoana #MA30082024

.

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

ASPROVAC

Considerado um sucesso de público, foi encerrado, ontem, o Alagoas Cana Show - I Encontro de Abertura da Safra de Cana-de-Açúcar de Alagoas e Sergipe – realizado pela Associação dos Plantadores de Cana-de-Açúcar da Região do Vale do Coruripe (ASPROVAC) em parceria com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (ORPLANA).

Debates

Com cursos, palestras e apresentação de novas tecnologias, o Alagoas Cana Show reuniu mais de 500 participantes de toda a cadeia produtiva da cana em dois dias de evento, 28 e 29 de agosto, na Fazenda Paraná, zona rural do município de Coruripe.

Associados

A ASPROVAC é uma entidade criada há 22 anos e que conta com 359 associados, que juntos representam uma produção de 1,4 milhão de toneladas de cana. “Vale ressaltar que temos mais de 200 associados que produzem menos de mil toneladas de cana. A associação serve aos pequenos trabalhando para que eles possam crescer e se desenvolver neste setor”, reforçou o presidente Clovis Farias.

Comemoração

O Sindaçúcar-AL comemora, hoje, dia 30, os 80 anos de criação da entidade de classe que representa o polo agroindustrial canavieiro do estado. A solenidade festiva, que será comandada pelo presidente, Pedro Robério de Melo Nogueira, será realizada, a partir das 19h, no Espaço Armazém, localizado no bairro de Jaraguá, em Maceió. O evento deve contar com a presença de autoridades dos três poderes nas esperas federal, estadual e municipal, além de industriais, fornecedores de cana e demais convidados.

Arroz

A Cooperativa Pindorama realiza, na próxima semana, no dia 05, a primeira colheita da safra de arroz de sequeiro plantado em uma área de dez hectares no município de Igreja Nova, onde a empresa tem uma unidade de beneficiamento do grão. A expectativa é que sejam obtidas de três a quatro toneladas de arroz por hectare. Na ocasião, está prevista também a realização de um dia de campo para a demonstração dos resultados obtidos.

Expo Bacia

A 41ª edição da Expo Bacia Leiteira, um dos eventos mais aguardados da pecuária leiteira no Nordeste, está prestes a começar. De 11 a 15 de setembro, o Parque Mair Amaral, em Batalha, Alagoas, será o epicentro de uma programação robusta e diversificada, voltada para todos os públicos do setor leiteiro.

Programação

Reconhecida como a principal vitrine para a produção de leite em Alagoas, a Expo Bacia Leiteira 2024 reunirá cerca de 300 produtores, dia de campo sobre a produção de milho e sorgo, além de torneio leiteiro da agricultura familiar, shopping e julgamento de animais. Com acesso gratuito, o evento contará com quatro pavilhões que vão valorizar a tradição local, inovação, tecnologia e a produção da indústria de laticínios.

Qualidade

De acordo com o secretário de Agricultura de Batalha, Matias Amorim, a programação deste ano não apenas mantém o elevado padrão de qualidade. “A exposição é a principal vitrine e comprova a evolução do rebanho, e todo o processo de democratização genética e investimento. Um show de qualidade e conhecimento”, afirma.

Juros

A taxa média de juros cobrados de pessoa física no crédito livre recuou de 0,5 ponto percentual (p.p.) em julho, na comparação com junho, ficando em 51,2% ao ano. Em julho de 2023, essa mesma taxa estava em 58,3%. Os dados constam das Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas nesta quinta-feira (29) pelo Banco Central (BC).

Crédito

Crédito livre é quando os bancos têm autonomia para emprestar dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros cobrados dos clientes. No caso das empresas (pessoas jurídicas), a taxa média cobrada no mercado livre pelas instituições financeiras ficou em 21,2% ao ano, resultado que representa uma alta de 0,3 p.p.

Empregos

Em sete meses de 2024, o Brasil já gerou mais empregos com carteira assinada do que em todo o ano de 2023. Aquecido, o mercado formal brasileiro apresentou em julho um saldo de 188 mil postos de trabalho. No ano, o país acumula o saldo de 1,49 milhão de postos de trabalho com carteira assinada.

Saldo

O número já supera o saldo do ano inteiro de 2023, quando houve 1,48 milhão. Com isso, o estoque, ou seja, o número de pessoas atuando com carteira assinada, chegou a 47 milhões, o maior valor de toda a série histórica.

Perspectiva

Os dados do Novo Caged foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quarta-feira, 28 de agosto, com base nas informações prestadas pelas empresas. Na perspectiva de 12 meses, de agosto de 2023 a julho de 2024, foram gerados no país um total de 1,7 milhão de empregos, resultado 13% maior que o saldo observado no período de agosto de 2022 a julho de 2023, quando houve 1,5 milhão de postos de trabalho.

População

O IBGE divulgou as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros. Na data de referência de 1º de julho de 2024, o Brasil tinha uma população estimada em 212,6 milhões de habitantes. O estudo é um dos parâmetros utilizados pelo TCU para o cálculo do FPE e FPM, além de referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Distribuição

O estudo do IBGE mostrou ainda a distribuição da população brasileira e dos municípios, de acordo com as classes de tamanho da população. Ao todo, 65,7 milhões de pessoas, ou 30,9% do total, estão distribuídas em 48 municípios com população maior que 500 mil habitantes, ou 0,9% dos municípios brasileiros.

Demais

Outra parte considerável da população, cerca de 27,3% (58,0 milhões), está nos 339 municípios com população entre 100 mil e 500 mil, que correspondem 6,1% do total de municípios. Ou seja, 58,2% da população brasileira mora e trabalha em 387 municípios, entre os mais de 5,5 mil existentes.

Relacionadas