Confira os destaques da economia alagoana #MA28092024
.
Por Edivaldo Junior | Edição do dia 28/09/2024 - Matéria atualizada em 28/09/2024 às 04h00
Inflação
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), usado como referência no reajuste de alguns contratos de aluguel, registrou inflação de 0,62% em setembro deste ano. A taxa é superior a 0,29% de agosto e de 0,37% em setembro do ano passado. Segundo a FGV, o IGP-M acumula taxas de 2,64% no ano e de 4,53% em 12 meses.
Alta
A alta de agosto para setembro foi puxada pelos preços no atacado e no varejo. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPA), que mede o atacado, subiu de 0,29% em agosto para 0,70% em setembro, enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede o varejo, passou de 0,09% para 0,33%. Por outro lado, o Índice Nacional de Custo da Construção apresentou uma redução da inflação, ao passar de 0,64% para 0,61%.
PIB
O BC elevou de 2,3% para 3,2% a projeção de crescimento do PIB em 2024. O consumo das famílias e dos investimentos produtivos foram os principais responsáveis pela mudança no principal indicador da economia. O BC destaca que as altas no consumo das famílias, nos investimentos e nos setores mais cíclicos da economia já vinham sendo registrados nos trimestres anteriores deste ano.
Tropa
O Rancho Vale Rico segue comemorando os resultados de sua tropa na vaquejada. Vencedor da premiação Awards ABQM como melhor criador de 2023 e de melhor reprodutor de vaquejada com o garanhão Diego Steel, o Rancho consagra, por mais uma temporada, a genética diferenciada na pista de vaquejada.
Edição
Celebrando os resultados do criatório, o selecionador Cícero Andrade promove o 9º Leilão Vale Rico, dia 11, no Armazém Usina, em Maceió. Serão 40 lotes, entre potros e potras de geração, herdeiros da genética das melhores éguas produtoras em vaquejada. A seleção oficial de animais da edição já se encontra no site da www.agresteleiloes.com.br.
Coop
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, vai assinar na próxima terça-feira (1º) um decreto que isenta as cooperativas de catadores de materiais recicláveis do pagamento de ICMS nas operações internas de venda para a indústria. A medida, que faz parte do programa econômico Cresce Alagoas, foi lançada em 23 de setembro e representa um importante avanço para o setor de reciclagem e para as cooperativas do estado.
Decreto
O decreto atinge diretamente cerca de 50 cooperativas e associações de catadores, responsáveis pela coleta e venda de materiais como plástico, metal, papel e vidro. As operações de venda desses produtos enfrentam uma tributação que dificulta o crescimento das cooperativas e compromete a renda dos trabalhadores do setor, especialmente quando negociavam com empresas do Simples Nacional.
Agropecuária
No mês passado, a criação de postos formais no estado foi puxada pela indústria, com a geração de 4.166 vagas - o equivalente a 80,5% do total de empregos criados em agosto. A agropecuária aparece em segundo lugar, com a criação de 541 postos formais de trabalho, seguida pelo comércio, com 308 vagas, e construção (256).