app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5856
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA19112024

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 19/11/2024 - Matéria atualizada em 19/11/2024 às 04h00

Açúcar

Com a safra da cana seguindo a pleno vapor em Alagoas, as unidades industriais processaram até o dia 31 de outubro quase 500 mil toneladas de açúcar.

VHP

De acordo com o boletim quinzenal de nº 04, divulgado pelo departamento técnico do Sindaçúcar-AL, e com a posição acumulada da safra 24/25 do período de 26 de agosto a 31 de outubro, do total de açúcar produzido, foram processadas 384.611 toneladas do tipo VHP. O principal produto do mix da cana de Alagoas tem como destino os mercados americano e mundial.

Outros

O levantamento técnico aponta ainda que também foram fabricadas pelas 15 unidades industriais em operação no atual ciclo da cana 112.767 toneladas de açúcar do tipo cristal, consumido pelo mercado interno, além de 2.367 toneladas do tipo refinado.

Cana

Segundo o boletim quinzenal, do total de cana moída até outubro, o que corresponde a mais de 5,8 milhões de toneladas, mais de 5,1 milhões foram destinadas à produção de açúcar.

Dia de campo

A Unicafes-AL e a Coopcaf promovem, nesta sexta, 22, um Dia de Campo, seminário sobre o cooperativismo da agricultura familiar e Work Shop do Selo Biocombustível Social, reunindo agricultores familiares do Sertão alagoano. O evento será realizado das 9h às 13h, na sede da Coopcaf, localizada na Rua Sete de Setembro, nº 470, em São José da Tapera.

Programação

Com uma programação diversificada, o seminário terá palestras com especialistas no setor, debates sobre práticas inovadoras no cooperativismo da agricultura familiar e momentos de networking, buscando conectar profissionais, empreendedores e agricultores locais. A iniciativa é uma oportunidade para compartilhar conhecimento, fortalecer o movimento cooperativista e incentivar a troca de experiências.

Edital

O edital para credenciamento e seleção de empreendimentos da agricultura familiar e suas organizações e empreendimentos da economia solidária que estejam interessados em expor e comercializar seus produtos na 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária está disponível. As inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira, 21 de novembro.

Vagas

O edital de chamamento público está sendo conduzido pela Unicafes Alagoas, na parceria com o Governo de Alagoas, através das Secretarias Executivas da Seagri e de Cooperativismo, da Sedics, além do Consórcio Nordeste. Ao todo, são 40 vagas abertas voltadas para empreendimentos familiares rurais, cooperativas, associações, grupos informais e empreendimentos de economia solidária. As inscrições são gratuitas.

Feira

A 1ª Feira Alagoana da Agricultura Familiar e Economia Solidária será realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, no estacionamento do Maceió Shopping, localizado na capital do estado. O evento faz parte do Circuito Nordestino, formado por eventos em todos os estados da região.

Mais matérias
desta edição